A Prefeitura de Piracicaba, por meio da Semuttran (Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana, Trânsito e Transportes), iniciou nesta semana a reposição de gradis nas proximidades de diferentes avenidas da cidade, como parte do pacote de obras de adequações em vias na área urbana, com o intuito de melhorar a mobilidade no município. Os gradis que estavam danificados na avenida Armando de Salles Oliveira, no cruzamento com a rua Saldanha Marinho, já foram trocados. Outros locais do município também receberão essa reposição.

Imagem de gradil, com carro ao fundo
Gradil na avenida Armando de Salles Oliveira foi reposto

“Os gradis repostos são os que estavam danificados por algum ato de vandalismo ou devido a algum acidente. E eles são muito importantes justamente para orientar/guiar os pedestres até a faixa de pedestres, impedimento que cruzem a via em local de risco para colisão com carros ou motos”, explicou Evandro Sotto, engenheiro da Semuttran.

Ele disse, também, que estão previstas reposições de gradis em avenidas como a dos Operários, Dona Francisca e Rui Barbosa ainda neste segundo semestre do ano.

Além destas reposições, atualmente estão em execução as obras de remodelação da Praça Antônio de Pádua Dutra, entre as ruas XV de Novembro e Moraes Barros e avenida Armando de Salles Oliveira, e da rua Cardeal Arcoverde x rua Luther King, no Nova Piracicaba. Na Praça Antônio de Pádua Dutra serão implantadas 62 novas vagas de estacionamento, sendo 31 para automóveis e 31 para motocicletas, com acesso, por meio da praça, para a rua Moraes Barros. A previsão é que o término seja dia 7/10. Já na remodelação da rua Cardel Arcoverde x rua Luther King, a rotatória que hoje é somente em sinalização horizontal (marcações feitas diretamente no asfalto) passará a ter sinalização física (guia/sarjeta), com previsão de conclusão em cerca de dois meses.

Imagem de rotatória, com carros passando ao redor
Construção da rotatória na avenida Comendador Luciano Guidotti x rua Sebastião Pinto Salgado já foi concluída

MAIS – Também estão programadas obras de alargamento da avenida Marins x rua Santo Morato e de alargamento das avenidas Jaime Pereira e Rui Teixeira Mendes, com ciclovia. Além delas, constam no cronograma a construção de faixa de conversão no canteiro central da avenida Cássio Paschoal Padovani, com a rua Alberto Nepomuceno; aumento do canteiro central na avenida Com. Luciano Guidotti x rua Antonio Keller; aumento do canteiro central na avenida Luiz Pereira Leite x rua Lavinio Pompeu, construção de passeio (calçada) em diversos pontos de ônibus, readequação das bocas de lobo das ciclofaixas, instalação de gradis em ruas/avenidas, prolongamento da rua Antonio Cobra Filho até a rua Adelmo Cavagioni, estacionamento e rotatória na avenida Luciano Guidotti e rua Sebastião Pinto Salgado.

CONCLUÍDAS – Já foram concluídas as obras de abertura e fechamento do canteiro central da avenida Antonio Mendes de Barros Filho x rua Zulmira do Vale e de construção da rotatória na avenida Comendador Luciano Guidotti x rua Sebastião Pinto Salgado.

O investimento no pacote de obras é de R$ 3.669.404,55, incluindo mais de dez intervenções em diferentes bairros. O prazo de vigência do contrato com a empresa vencedora da licitação é de 12 meses, podendo ser prorrogado.

Imagem de canteiro fechado recentemente, com carros passando nas laterais
Fechamento do canteiro central da avenida Antonio Mendes de Barros Filho x rua Zulmira do Vale foi outra obra concluída

“Esse pacote de obras que elaboramos para melhorias no sistema viário incluem a construção de canteiros, minirrotatórias, remodelação para criação de vagas de estacionamentos e adequação geométrica de diferentes pontos, com o intuito de proporcionar mais segurança, conforto e fluidez no trânsito. Estamos sempre atentos ao surgimento de novas demandas, que são analisadas pelo Departamento de Engenharia da Semuttran e ano a ano, então, implantamos vários projetos que melhoram a geometria das vias, sempre visando a segurança de todos”, falou a titular da Semuttran, Jane Franco Oliveira.

Em alguns casos de obras de projetos de sistema viário, é necessária a supressão de árvores, porém, isso já havia sido planejado, portanto, como compensação ambiental, a Prefeitura realizou, por meio da Simapi (Secretaria Municipal de Infraestrutura e Meio Ambiente), nos meses de junho e julho o plantio de cerca de 11 mil mudas de árvores nativas na área urbana do município. Além disso, novas áreas para plantio de espécies nativas podem ser indicadas.