Prefeitura iniciou hoje os primeiros serviços para o desassoreamento do rio Piracicaba, com retirada de leucenas

A Prefeitura de Piracicaba, por meio da Secretaria de Obras e Zeladoria (Semozel), iniciou hoje, 22/04, os primeiros serviços para o desassoreamento do rio Piracicaba, com retirada de leucenas na avenida Beira Rio, próximo à Ponte do Mirante. A leucena é um tipo de arbusto exótico, considerado uma praga pelo seu alto potencial de reprodução e crescimento rápido, que inibe o desenvolvimento das nativas do Brasil, causando um impacto negativo à biodiversidade.

O desassoreamento será executado entre a Ponte do Mirante (onde o córrego Itapeva deságua) e o ribeirão do Enxofre (avenida Jaime Pereira, no semáforo da entrada para o supermercado Carrefour).

Objetivo é melhorar a fluidez do rio e evitar alagamentos em épocas de chuva

As obras de desassoreamento ainda incluem limpeza, desobstrução e correção de saída de córregos. O plano de manejo arbóreo prevê o plantio de espécies nativas no lugar das leucenas. Entre as espécies, serão plantadas guapuruvu, farinha-seca, pau-formiga, tamboril e ingá, espécies que criam condições de reprodução e fornecem alimento à fauna.

Ao todo, o projeto determina: remoção, movimentação, carga e descarga e transporte de sedimentos; desobstrução, proteção e direcionamento das descargas do córrego Itapeva e do ribeirão do Enxofre no rio Piracicaba; desobstrução e remoção das ilhas criadas por sedimentos e detritos carregados dentro do rio Piracicaba, incluindo a remoção de entulho de obras abaixo das pontes localizadas desde a 50m à jusante (sentido da correnteza, da nascente para a foz) da descarga do córrego Enxofre no rio Piracicaba; remoção da vegetação dentro das ilhas criadas pelo acúmulo de sedimentos e detritos e nas margens do rio; remoção e trituração das leucenas nas margens do rio; replantio de espécies nativas nas áreas de retirada das leucenas, e relocação de pedras no leito do rio Piracicaba em pontos previamente definidos, impedindo a nova formação de acúmulo de material.

Serviços estão sendo executados na avenida Beira Rio, próximo à Ponte do Mirante

Ainda segundo o projeto, para evitar a formação de processos erosivos, deverá ser construído sistema de contenção por gabiões (estrutura drenante e de grande durabilidade e resistência).

O valor de investimento da obra é de R$ 14.948.574,70, que serão custeados via Finisa (Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento).