A Prefeitura de Piracicaba, por meio da Semuttran (Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana, Trânsito e Transportes), começou a aplicar nesta semana o pavimento de concreto na rua Professor Benedito de Andrade, no Unileste, após resultado positivo do teste feito com o produto junto da empresa fornecedora do serviço. Esta via é a primeira dos 30 pontos do município a receber a pavimentação de concreto, totalizando cerca de 45km de avenidas e ruas da cidade com intenso fluxo de veículos contempladas. No total, dividido em quatro etapas, o pacote de recape vai beneficiar 258 km de vias de Piracicaba, com material asfáltico e de concreto. Atualmente, a rua Joana D’Arc, na região do bairro Jardim Monumento, passa por preparação para em breve receber concreto.

homens com máquina de concreto
Resultado do teste do pavimento foi positivo

“Fizemos a placa teste e o desempenho foi muito bom. Não houve retração do concreto, portanto, foi positivo. Com esse resultado, iniciamos a aplicação definitiva do piso do pavimento de concreto. É uma tecnologia inovadora, que tem grande durabilidade”, explicou o engenheiro Evandro Oriani Sotto, da Semuttran.

Ainda conforme Sotto, a pavimentação de concreto em Piracicaba é acompanhada por representantes da ABCP (Associação Brasileira de Cimento Portland), Abesc (Associação Brasileira das Empresas de Serviços de Concretagem) e Abifibra (Associação Brasileira da Indústria do Concreto Reforçado com Fibras e Produtos Afins), para estudos. “Essas associações estão acompanhando voluntariamente este serviço, para dar respaldo para a Prefeitura, pois o PUC (Pavimento Urbano de Concreto) é um método inovador e poucas cidades do Brasil utilizaram o pavimento de concreto nesta quantidade que planejamos”, explicou o engenheiro.

Na rua Benedito de Andrade, o concreto será da rua Pheliphe Zaidan Maluf até a rotatória de acesso à rodovia Margarida da Graça. Já na rua Joana D’Arc, a aplicação do concreto é em toda a sua extensão, da rua Floriano Carraro até a rua Emílio Galdi.

homens acertando concreto em via
Rua Professor Benedito de Andrade já recebeu 100 metros de pavimento de concreto nesta semana

O pavimento de concreto tem maior durabilidade, diminui o custo com manutenção de veículos e a possibilidade de ocorrência de acidentes, agiliza o trânsito e diminui a poluição, pois não deforma quando há aceleração, frenagem e provas de cargas dos veículos. Há menor interferência de manutenção preventiva e corretiva; maior segurança do usuário devido a macro e microtexturas; melhor reflexão da luz na superfície do pavimento; economia de até 30% nos gastos com iluminação pública e redução na temperatura ambiente em até 5ºC, devido à superfície clara.

Nesta primeira etapa de pavimentação será executado o PUC (Pavimento Urbano de Concreto), para tráfego leve e para tráfego pesado, com alternância do dimensionamento (espessura) das camadas de concreto.

rua pavimentada com concreto
Pavimento de concreto tem maior durabilidade

“O foco é nas principais avenidas e ruas do município, nas entradas de Piracicaba e aquelas com maior fluxo de veículos. A cidade tem 1.800 km de malha asfáltica e cerca de 85% deste pavimento encontra-se com a vida útil vencida, porque nos últimos 18 anos não ocorreram serviços de recapeamento asfáltico, então resolvemos fazer um projeto parrudo, com concreto, por conta da maior durabilidade”, comentou o prefeito Luciano Almeida.

Os trabalhos que antecedem a pavimentação, quando necessário, incluem extensão da rede de drenagem de águas pluviais, com demarcação topográfica, escavação, assentamento dos tubos, execução de poço de visita e execução de boca de lobo, além de terraplanagem, compactação, e camadas de pedras e BGS (Brita Graduada Simples).

“Devido às obras, pode haver algum transtorno nas regiões onde o serviço acontece, porém, isso é passageiro e é para a melhoria na cidade, por isso pedimos a compreensão da população”, disse a titular da Semuttran, Jane Franco de Oliveira, acrescentando que equipes da Pasta orientam os motoristas em caso de interdição das vias.

homens arrumando o concreto da via
Pavimento de concreto já começou a ser aplicado no Unileste