Portal do Município de Piracicaba
 

Prefeitura fará operação para combater o ruído excessivo em veículos

Intuito é inibir irregularidades cometidas na cidade e forçar os condutores a utilizar os veículos de forma regularizada

Por CCS / Publicado em 05/02/2025
Tempo de leitura: 2 minutos.
Agentes de trânsito conferem documentação de uma moto vermelha e preta, que está estacionada em via pública. Ao lado está o condutor da moto, que está de capaceta escuro e observa os policiais.
A operação envolverá diversas força policiais da cidade

A Prefeitura de Piracicaba, por meio da Secretaria Municipal de Segurança Pública, Trânsito e Transportes, realizará nos meses de fevereiro e março, a operação Ruído Tolerância Zero, com o intuito de inibir irregularidades cometidas por condutores na cidade. A operação acontecerá em vias que apresentam fluxo intenso de veículos e será realizada em conjunto com a Guarda Civil, agentes municipais de Trânsito, Polícia Militar Rodoviária e Polícia Militar Territorial.

Durante a fiscalização será observado se os condutores andam com o escapamento modificado e com descarga livre, falta de licenciamento e se utilizam o veículo em condições seguras. Caso sejam constatadas irregularidades, será notificado e o documento bloqueado, até a regularização.

Odair Melo, titular da secretaria, destaca que a união das forças policiais na cidade é um fator importante para que a operação tenha êxito e para manter o trânsito seguro. Ele lembra que a alteração de escapamentos não é permitida pelo Código de Trânsito Brasileiro e se não for respeitada, pode trazer consequências aos condutores.

Dois agentes de trânsito conferem documentação da moto vermelha e preta. Ao lado está o condutor de capacete e logo atrás , aparece um policial militar e outros dois motoqueiros, de blusa azul de manga longa, segurando capaceta em suas mãos.
A operação acontecerá em vias de grande fluxo de trânsito

LEGISLAÇÃO – Conforme a secretaria, o máximo de ruído permitido para escapamentos é de 99 decibéis. No Artigo 230, do Código de Trânsito Brasileiro, consta que veículos que trafegam com descarga livre ou silenciador de motor de explosão defeituoso, deficiente ou inoperante comete infração considerada grave, acarretando a aplicação de multa no valor de R$ 195,23 e perda de cinco pontos na CNH (Carteira Nacional de Habilitação) do condutor infrator, sendo que as normas de emissão de ruídos e gases poluentes são estabelecidas pelo Conama (Conselho Nacional do Meio Ambiente) pela resolução 418/2009.


Secretarias e Outros órgãos

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao continuar navegando, você concorda com nossa política de privacidade.