Prefeitura executa recuperação de galeria de águas pluviais no Cecap
Serviços na avenida Rio das Pedras incluem reconstrução de poço de visita e substituição de trecho da tubulação; trânsito tem interdição parcial no local
Começa amanhã, quarta-feira, 4/11, às 19h, o período de inscrições para o próximo roteiro noturno gratuito e guiado oferecido pela Prefeitura de Piracicaba. Interessados em participar devem realizar inscrição no link https://doity.com.br/alem-da-saudade. As vagas são limitadas a 60 inscritos. O evento, denominado Roteiro Histórico – Além da Saudade – Edição Proclamação da República e Consciência Negra, acontece na sexta-feira, 6/11, na região central da cidade, com início às 19h, no portal do Cemitério da Saudade, situado na avenida Piracicamirim, 2.201, na Vila Monteiro. De lá os participantes seguirão a pé por cerca de 3km até a Igreja São Benedito, na rua do Rosário, 801, passando por diferentes pontos de relevância histórica para o desenvolvimento da cidade e que colaboraram para a construção da identidade do município. As informações serão compartilhadas por historiadores e com referência aos 137 anos da Proclamação da República e ao mês da Consciência Negra. A realização é por meio das Secretarias Municipais de Turismo, Cultura e Obras, Infraestrutura e Serviços Públicos, em parceria com o grupo criativo Patrimônios da Saudade.

Nesta edição, integram o trajeto espaços como o largo da Santa Cruz, a Sociedade Beneficente 13 de Maio e a Praça José Bonifácio, com explanação, inclusive, sobre o edifício Luiz de Queiroz, mais conhecido como Comurba (Companhia de Melhoramentos Urbanos) e que desabou parcialmente no dia 6 de novembro de 1964. Haverá participação especial da guia de turismo Julia Madeira, fundadora e diretora do Rotas Afro, iniciativa de museologia social que conta as histórias negras das cidades por meio de caminhadas culturais e tecnológicas.
No roteiro, as informações são compartilhadas pelos historiadores Paulo Renato Tot Pinto e Maurício Beraldo, autores do livro Somos Todos Iguais, lançado em 2022, que compila dados e faz um resgate histórico sobre o Cemitério da Saudade, que foi inaugurado oficialmente em 2 de dezembro de 1872. A condução será feita pelo guia de turismo Otacilio Júnior.
Para a visita, a orientação é usar sapatos fechados apropriados para caminhadas e preferencialmente calça. Em caso de chuva, o roteiro será remarcado e o aviso será feito nas mídias sociais da Secretaria de Turismo. É permitido o uso de lanternas e os organizadores recomendam levar água para hidratação. O tempo estimado do roteiro é de 2h30. Não haverá transporte de retorno ao ponto inicial. Crianças de até 12 anos acompanhadas dos pais (devidamente inscritos) não precisam se inscrever.
DOAÇÃO – Desta vez, no ponto de encontro será possível doar molho de tomate. O montante coletado será destinado ao Fundo Social de Solidariedade de Piracicaba, para entrega a pessoas em condição de desproteção social.
SERVIÇO – Roteiro Histórico – Além da Saudade – Edição Proclamação da República e Consciência Negra. Gratuito. Sexta-feira, 6/11, às 19h, no Cemitério da Saudade (avenida Piracicamirim, 2201). Inscrições: a partir das 19h de quarta-feira, 4/11, no link https://doity.com.br/alem-da-saudade. Mais informações: (19) 3431-7911.
