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Prefeitura estuda viabilidade de implantação de ônibus movidos a biometano no transporte público

Alternativa pode reduzir em até 90% as emissões de dióxido de carbono em comparação ao diesel

Por CCS / Publicado em 26/05/2025
Tempo de leitura: 3 minutos.
Na imagem, um grupo de treze pessoas está posando em frente a um ônibus estacionado. O veículo tem a lateral decorada com as cores azul, branca e verde, destacando o selo "GNV – ônibus movido a gás natural e biometano". Entre os presentes, há homens e mulheres vestidos com trajes sociais, alguns sorrindo para a câmera. Ao fundo, é possível ver árvores e o reflexo da luz do dia nas janelas do ônibus.
Helinho Zanatta recebeu representantes das empresas Raízen, Iveco e Rápido Sumaré para apresentação do ônibus movido a biometano

O prefeito de Piracicaba, Helinho Zanatta, recebeu na quarta-feira, 21/05, representantes das empresas Raízen, Iveco e Rápido Sumaré para a apresentação de um modelo de ônibus movido a biometano. A visita marcou o início das discussões sobre a viabilidade técnica e econômica de implantação da tecnologia no transporte público municipal. O estudo da viabilidade será coordenado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio, com apoio das secretarias de Segurança Pública, Trânsito e Transportes e de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente.

De acordo com Thais Fornicola, secretária de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio, o estudo está em fase preliminar e conta com a colaboração das empresas: a Raízen é produtora de biometano, enquanto a Iveco fabrica ônibus adaptados para esse combustível. A Rápido Sumaré, que participa das discussões, é a atual operadora do transporte coletivo em Piracicaba, e poderá integrar a tecnologia à frota local, caso o projeto seja implementado.

“A proposta é bastante interessante e será analisada com atenção pelas nossas equipes técnicas. É inegável o impacto ambiental que o uso do gás biometano traz, em comparação ao diesel, por isso, vamos estudar a viabilidade da implantação do projeto na cidade”, reiterou Helinho.

O biometano é um combustível renovável, obtido a partir da decomposição de resíduos orgânicos, como vinhaça e torta de filtro (subprodutos da cana-de-açúcar). Estudos técnicos indicam que seu uso em ônibus pode reduzir até 90% das emissões de dióxido de carbono (CO₂) em comparação ao diesel tradicional. Além dos benefícios climáticos, o biometano emite menos poluentes atmosféricos, contribuindo para a melhoria da qualidade do ar, e opera com menor ruído, reduzindo a poluição sonora.

Destaque ainda para o fato de que o biometano utilizado no estudo seria produzido na planta industrial pioneira da Raízen em Piracicaba, a primeira do Brasil em escala comercial.

Paralelamente, a Prefeitura tem realizado um estudo de mobilidade urbana e linhas troncais para implantação do BRT, com o objetivo de dar mais qualidade para os passageiros e rapidez no transporte coletivo. A proposta prevê a criação de faixas exclusivas para esses ônibus, otimizando os deslocamentos e diminuindo o tempo de viagem. Esse estudo será apresentado à Secretaria Nacional de Mobilidade Urbana, do Governo Federal, em busca de investimentos para viabilizar o projeto.


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