Portal do Município de Piracicaba

Prefeitura envia à Câmara projeto de lei que destina R$ 1 milhão para finalizar reconstrução do Mercado Municipal

Recursos serão repassados à Associação do Mercado Municipal para ajudar a custear a etapa final das obras de recuperação do prédio, que é tombado como patrimônio histórico e foi atingido por incêndio em 2025

Por CCS / Publicado em 22/06/2026
Tempo de leitura: 5 minutos.
A imagem mostra a fachada do Mercado Municipal de Piracicaba em um dia ensolarado. O edifício tem uma arquitetura clássica, com paredes pintadas de amarelo claro e detalhes em vermelho. Destacam-se as colunas revestidas com pastilhas brancas e pretas que sustentam a parte frontal da estrutura. Na parte superior, há o brasão da cidade e o nome "Mercado Municipal Piracicaba" em destaque. Na parte inferior, vemos uma base de tijolos aparentes, algumas pessoas sentadas próximo à entrada principal e uma fileira de carros estacionados ao longo da rua à direita. O céu está limpo e azul.
Projeto de Lei prevê R$ 1 milhão para reconstrução do Mercado Municipal

A Prefeitura de Piracicaba protocolou hoje, 22/06, na Câmara Municipal, um Projeto de Lei que autoriza o repasse de R$ 1 milhão à Associação do Comércio Varejista do Mercado Municipal de Piracicaba para auxiliar na reconstrução do Mercado Municipal. A proposta será analisada pelos vereadores e, se aprovada, permitirá a transferência dos recursos para a continuidade das obras de recuperação do prédio atingido por incêndio em julho de 2025. A administração do Mercado Municipal é realizada por meio de parceria público-privada entre a Prefeitura de Piracicaba e a Associação de Comerciantes do Mercado Municipal.

O repasse foi necessário já que a indenização securitária recebida pela Associação não foi suficiente para a restauração completa do imóvel, que é tombado como patrimônio histórico do município. A segunda etapa das obras, que corresponde à conclusão da reconstrução do imóvel, está orçada em R$ 1.745.904,78.
Os recursos do seguro foram utilizados integralmente na primeira fase da reconstrução, concluída com investimento de R$ 2,4 milhões. Nessa etapa, foram executados a demolição e remoção das estruturas comprometidas pelo incêndio, reconstrução das paredes laterais e internas, instalação da estrutura metálica e da cobertura do telhado, retirada do piso antigo e das redes de água e esgoto, regularização do solo para implantação da nova infraestrutura hidráulica, construção das divisórias dos boxes e implantação de uma nova caixa d’água com capacidade de 50 mil litros destinada à rede de hidrantes.

A imagem mostra uma área externa que parece estar em reforma ou manutenção, nos fundos de um edifício. Aqui estão os detalhes: • O Edifício: Há uma construção amarela com alguns sinais de desgaste, janelas retangulares escuras (algumas com marcas de fuligem ou danos) e uma base de tijolos aparentes na parte inferior. • O Ambiente: O chão é de terra batida. Há materiais de construção espalhados, incluindo pilhas de blocos de cerâmica protegidos por plástico, uma pilha de barras de metal (possivelmente vergalhões ou peças de estrutura) e blocos brancos de isopor. • Veículo: Uma Kombi branca está estacionada no meio do pátio. • Cenário: Existe um cercamento feito com chapas de metal, indicando que a área está isolada. Ao fundo, pode-se ver outros prédios da cidade sob um céu azul ensolarado.
Intervenções de reconstrução estão em andamento desde outubro de 2025

Caso aprovado pela Câmara Municipal, o repasse de R$ 1 milhão será destinado a auxiliar no custeio da etapa final da reconstrução, contribuindo para a conclusão das obras e a recuperação completa do imóvel. Ainda de acordo com a justificativa do PL, a Associação do Comércio Varejista do Mercado Municipal também informou que busca outras fontes de recursos para complementar o valor necessário à finalização dos trabalhos.

O Projeto de Lei ressalta a importância do Mercado Municipal como um dos principais equipamentos públicos de Piracicaba, com relevância histórica, cultural e econômica para o município. Segundo a justificativa encaminhada ao Legislativo, o espaço é um tradicional ponto de comércio e abastecimento, integra o cotidiano da população e movimenta a economia local por meio do trabalho dos permissionários e do fluxo constante de moradores e visitantes, o que reforça a necessidade das ações voltadas à sua recuperação e pleno funcionamento.

RELEMBRE – O Mercado Municipal foi atingido por um incêndio na madrugada de 23/07/2025. As chamas atingiram 17 boxes do equipamento público localizado na região central da cidade. Não houve vítimas, mas o prédio precisou ser interditado para a realização dos trabalhos de rescaldo, limpeza e avaliação dos danos causados pelo fogo.

Desde as primeiras horas após o incêndio, uma força-tarefa formada por diversas secretarias municipais, Guarda Civil Municipal, Defesa Civil, Corpo de Bombeiros e polícias Militar e Civil atuou no local para garantir a segurança da população e dos permissionários, além de acompanhar as medidas necessárias para a retomada das atividades.

Para minimizar os impactos aos comerciantes afetados e assegurar a continuidade dos atendimentos, a Prefeitura providenciou a instalação de módulos provisórios no bolsão de estacionamento do próprio Mercado Municipal. Ao todo, foram implantados 16 módulos, sendo 15 destinados aos permissionários e um para sanitários, permitindo que os comerciantes mantivessem suas atividades durante o período de recuperação da área atingida.


Secretarias e Outros órgãos

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao continuar navegando, você concorda com nossa política de privacidade.