Elevador panorâmico dá acessibilidade inédita à Pinacoteca

A Prefeitura, por meio da Semac (Secretaria Municipal da Ação Cultural), inaugura na sexta-feira, 10/05, a partir das 19h, a Nova Pinacoteca Municipal Miguel Archanjo Benício D’ Assunção Dutra, no Armazém 14A do Parque do Engenho Central. O investimento na Nova Pinacoteca foi de R$ 1,56 milhão. A inauguração será aberta à população, com abertura do 7º SAP (Salão de Aquarelas de Piracicaba), além de uma mostra paralela com obras da pintora naïf piracicabana Carmela Pereira.

O projeto da Nova Pinacoteca foi desenvolvido e doado pelo arquiteto Marcelo Guidotti com o objetivo de proporcionar novas experiências aos visitantes, valorizar o acervo, dar maior visibilidade aos artistas – passam pelo Engenho Central, a cada fim de semana, cerca de 4.000 pessoas -, tudo isso com acessibilidade. A instalação do equipamento, que fica em frente à passarela Pênsil, também tem como função valorizar ainda mais o Engenho Central, o principal complexo histórico, cultural e turístico do município.

Engenho Central, onde fica a Nova Pinacoteca, recebe cerca de 4.000 visitantes por fim de semana_ visibilidade ao acervo e aos artistas

O Armazém 14A, que abriga o equipamento, é tombado pelo Codepac (Conselho de Defesa do Patrimônio Cultural de Piracicaba), e foi depósito de açúcar até o fim da década de 1970, quando o Engenho Central era a sede da extinta Société de Sucreries Brésilienes.

Em projeto inovador e plural, o prédio histórico ganhou acessibilidade com a instalação de um elevador panorâmico e foi dividido em espaços. Há duas salas para exposições: o Grande Salão, cuja entrada é pela lateral do Armazém 14 (a porta principal do espaço), e o Mezanino. O Grande Salão receberá os três eventos artísticos expressivos do espaço, dos quais se originam a maioria das obras que compõem o acervo da instituição: o Salão de Belas Artes, o Salão de Arte Contemporânea e o Salão de Aquarelas. Já o Mezanino será utilizado para mostras paralelas ou de artistas convidados.

Também haverá espaço para oficinas e arte educação, onde acontecerão cursos de arte, Sala de Restauro ao lado do Reserva Técnica, além de sala administrativa e área externa que pode ser usada como apoio às ações educativas como de socialização. Com a volta das oficinas de arte, que serão abertas em breve, novos talentos poderão ser desenvolvidos e conhecidos pelo público.

Fachada da Nova Pinacoteca Miguel Archanjo Benício D’Assumpção Dutra

A sala do Reserva Técnica, com controle térmico e de umidade, assim como a Sala de Restauro, foram projetadas também pensando na dinâmica do trabalho dos funcionários que cuidarão do rico acervo, com importantes trabalhos de artistas renomados de diversas décadas, tanto de Piracicaba como do Brasil. São esculturas, pinturas, gravuras e desenhos.

Para o prefeito Luciano Almeida, a entrega da Nova Pinacoteca Municipal Miguel Dutra é um marco para a cultura piracicabana. “Inauguraremos uma Pinacoteca moderna, adequada aos padrões de um espaço de arte, e mais próxima da população. Também vale ressaltar que estamos integrando a Pinacoteca ao Engenho Central, onde já temos o Teatro Municipal Erotides de Campos, o que tornará o complexo ainda mais pujante e mais povoado do que já é, por meio da nossa gestão, com a realização de diversos eventos todas as semanas”.

O secretário da Ação Cultural, Carlos Beltrame, reforça a transferência do equipamento para o Engenho, um local com grande fluxo diário de pessoas, como mais um movimento da Gestão Luciano Almeida em democratizar o acesso à cultura. “A Pinacoteca de Piracicaba dentro do Engenho Central cumprirá, de fato, sua função social: um espaço onde objetos de arte estão disponíveis com fácil acesso para a apreciação dos cidadãos. Com este projeto moderno e funcional, certamente vamos receber sempre muitas visitas à Pinacoteca”.

VALORIZAÇÃO – A diretora da Pinacoteca, Renata Gava, reforça que a circulação de pessoas no complexo do Engenho Central dará maior visibilidade aos artistas participantes dos salões oficiais e exposições de curta duração. “Com os ambientes melhores definidos, o novo espaço no Armazém 14A nos permite pensar em maior número de exposições, de forma a tornar a Pinacoteca mais dinâmica. A Pinacoteca reabre repaginada”, garante.

“Conseguimos aumentar a capacidade de guarda da reserva técnica, área de guarda com controle climático, maior espaço na área reservada para conservação das obras, ambiente de sociabilização no pátio interno, podendo agregar oficinas, ações educativas, eventos de formação e ações culturais, além de ser propício à contemplação do salto do nosso rio Piracicaba. Junto ao projeto de restauro foi também executado o luminotécnico, que, além de valorizar o prédio restaurado com focos de luzes, foi pensado na valorização das obras em exposição”, completa Renata.

O PATRONO – Miguel Archanjo Benício D’Assumpção Dutra, também chamado de Miguelzinho Dutra (1812-1875), foi um dos expoentes da arte piracicabana, cujo trabalho possui um valor estético incontestável. Além de pintor, Miguelzinho foi escultor, arquiteto, músico, ourives, poeta e entalhador. Em Piracicaba, trabalhou na construção da Igreja Nossa Senhora da Boa Morte, hoje parte do Colégio Dom Bosco Assunção, onde foi enterrado após seu falecimento.