Em cerimônia dominada pela alegria e emoção, a Prefeitura de Piracicaba, por meio da Emdhap (Empresa Municipal de Desenvolvimento Habitacional de Piracicaba), entregou na manhã de hoje, 24/11, matrículas de terrenos para 34 famílias do bairro Maria Helena, fruto do término do processo de regularização fundiária de Interesse Social (REURB-S) da área. O evento aconteceu na sede da Emdhap, com os representantes das famílias tituladas recebendo a documentação de posse dos terrenos pelas mãos do prefeito Luciano Almeida.
Ao todo, 34 famílias do bairro Maria Helena foram contempladas com a entrega das matrículas
“A pessoa só torna-se proprietária de fato do terreno quando ela tem a documentação legal em mãos e hoje é isso o que estamos fazendo. Essas pessoas aqui estão recebendo as matrículas que comprovam que elas são realmente donas do local onde moram”, falou o chefe do Executivo.
Participaram da cerimônia também o presidente da Emdhap, Sérgio Maluf Chaim; o titular da Semdettur (Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda), José Luiz Guidotti Junior, e os vereadores Josef Borges e Anilton Rissato.
Ivani Almeida Santos, moradora do local há 45 anos, celebrou entrega da matrícula
“Esse documento é a prova de que todos vocês agora possuem um terreno perante à Justiça e é uma alegria participar disso”, disse Chaim na abertura do evento.
ALEGRIA – Uma das moradoras do bairro Maria Helena a tomar posse da matrícula do terreno hoje foi a aposentada Ivani Almeida Santos, 59, moradora do local há 45 anos. Ela recebeu o convite nesta semana informando que a cerimônia começaria às 9h, mas, visivelmente ansiosa e feliz, chegou à Emdhap às 7h. “Essas duas horas que fiquei aguardando até o início do evento foram a espera mais feliz da minha vida. Agora tenho algo que é meu de verdade. Construí minha vida neste bairro, criei meus três filhos e estou muito contente”, comentou.
Casal Adalgiza e Sebastião Leite recebem documento pelas mãos do vereador Anilton Rissato e do prefeito Luciano Almeida
Quem também ficou feliz em receber a matrícula foi a dona de casa Adalgiza da Silva Leite, 66. Ela mora no bairro Maria Helena há 40 anos, junto do marido, o aposentado Sebastião Leite, 67. “Embora a gente já more lá há bastante tempo, tínhamos medo de investir muito na casa, porque realmente não era nossa, mas agora conseguimos essa vitória”, afirmou.
O motorista aposentado João Carlos Silva, 63, foi outro morador que pôde tomar posse definitiva do terreno hoje com a entrega da matrícula. Ele mora no local há 30 anos e contou que viu a construção do bairro. “Quando cheguei, tinha ainda muita terra e mato. Hoje é um bairro de verdade. Todos os prefeitos que passaram pela Prefeitura falaram que iam fazer a regularização, mas só agora conseguimos isso”, disse ele, que mora em uma casa com um irmão de 57 anos e o pai de 88.
Luciano Almeida participou do evento hoje e entregou as matrículas de terrenos aos moradores
MAIS – Com as 34 matrículas entregues hoje, a Prefeitura de Piracicaba totaliza neste ano 225 matrículas de terrenos concedidas para famílias em diferentes bairros da cidade, após realizar e concluir os processos de regularização fundiária dos locais. Em maio, o Executivo, por meio da Emdhap, entregou matrículas dos imóveis regularizados para 36 famílias do Núcleo de Interesse Social denominado IAA Bananal, região de Santa Terezinha. No mesmo mês, também receberam matrículas de terrenos 65 famílias do bairro Algodoal. E em agosto, foram 90 famílias do bairro Parque Orlanda que receberam em mãos as matrículas dos terrenos.
Presidente da Emdhap, Sérgio Maluf Chaim, também esteve na cerimômia