A administração municipal inaugura nesta sexta-feira (20), às 19 horas, a unidade do Programa de Saúde da Família (PSF) do Jardim das Flores, na rua Carolina Molon Neme, nº 55, na região da Vila Cristina.
A unidade irá beneficiar uma população estimada em três mil e seiscentas pessoas e dispõe de consultórios, salas de enfermagem, inalação e recepção totalmente equipadas para abrigar a equipe de PSF composta por um médico generalista, um enfermeira, duas auxiliares de enfermagem e seis agentes comunitários de saúde.
Esta é a segunda unidade de PSF de um total de cinco a ser entregue à população e representa cerca de R$1,1 milhões investidos na atenção básica de saúde. As cinco equipes Jardim Astúrias, Jardim das Flores ( região da Vila Cristina), SerraVerde/Água Branca (região dos Jardins Serra Verde/Oriente), Jardim Paineiras (região do bairro São Jorge) e IAA (região de Santa Teresinha) foram implantadas em outubro do ano passado e prestarão atendimento a pelo menos 20 mil pessoas, totalizando na cidade 25 equipes de PSF, com 85 mil piracicabanos beneficiados.
O secretário de Saúde, Fernando Cárdenas, disse que neste ano serão criadas outras cinco equipes em áreas prioritárias do município, onde os indicadores de saúde estão abaixo do esperado. A iniciativa faz parte do programa da administração atual que tem como meta implantar 20 equipes de PSF, cinco em cada ano. De acordo com Cárdenas, para atingir a meta serão necessários mais de R$4 milhões em investimentos.
Cada uma das equipes do Saúde da Família beneficia, em média, 3.600 pessoas e é composta por um médico generalista ou médico de família, um enfermeiro, um auxiliar de enfermagem e de cinco a seis agentes comunitários de saúde. Estima-se que de 80% a 90% dos problemas da população podem ser resolvidos nestas unidades.
O Programa Saúde da família reafirma o compromisso com a saúde e não com a doença porque promove a descentralização do atendimento levando médicos, enfermeiros e auxiliares para perto da população, por meio do trabalho dos agentes comunitários de saúde que fazem o elo com a comunidade.