Portal do Município de Piracicaba
 

Prefeitura e Semae iniciam instalação de 1.000 novos registros de pressão na rede de água tratada

Obras vão reduzir perdas físicas no município; investimento de R$ 9 milhões permitirá setorização da rede em Piracicaba

Por CCS / Publicado em 12/06/2025
Tempo de leitura: 4 minutos.
A imagem mostra um grupo de cinco homens, todos usando capacetes de segurança brancos, reunidos em um local de construção. Eles estão atentos a um mapa ou planta que um dos homens está segurando, enquanto os outros observam com interesse. O cenário ao fundo inclui uma construção inacabada e algumas árvores. O céu aparece parcialmente nublado, sugerindo um dia claro, mas com possibilidade de mudanças no tempo. As expressões faciais indicam concentração e seriedade, típicas de uma reunião técnica em um canteiro de obras.
Ronald Pereira e Luciano Celêncio mostram ao prefeito mapa de onde serão instalados os demais registros de rede em Piracicaba

A Prefeitura e o Semae de Piracicaba iniciaram nesta semana as obras para a setorização da rede de água da cidade com a instalação de 1.000 novos registros de pressão na rede, substituição de registros de manobra antigos e instalação de VRPs (Válvula Reguladora de Pressão) num investimento de R$ 9 milhões. Na manhã desta quinta-feira, 12/06, o prefeito Helinho Zanata, visitou as obras que acontecem em Artemis ao lado do presidente do Semae, Ronald Pereira, do diretor geral de Saneamento da autarquia, Tiago de Mattos Seydell, do gerente de Controle de Perdas, Sandro Fernando Camossi, e do secretário de Obras, Infraestrutura e Serviços Urbanos, Luciano Celêncio.

A imagem mostra dois trabalhadores em um canteiro de obras. Um deles está agachado, utilizando uma ferramenta para mexer em uma estrutura subterrânea, enquanto o outro observa em pé. Ambos vestem uniformes azuis e capacetes brancos de segurança. O solo ao redor está escavado, com uma mistura de terra e brita exposta. Ao fundo, pode-se ver uma máquina pesada e alguns equipamentos de construção. A cena sugere um trabalho relacionado à instalação ou reparo de tubulações, em um ambiente ao ar livre e ensolarado.
Obras para instalação dos novos registros de rede começaram nesta semana na região do Lago Azul e Artemis

Helinho Zanata explicou que a criação de novos setores permite dividir a rede de abastecimento em zonas menores e monitorar o consumo e as perdas de maneira mais eficaz, facilitando a detecção de anomalias e permitindo intervenções rápidas. “A obra é mais uma das ações da nossa gestão para diminuir as perdas físicas de água tratada, que hoje chegam a 54%. Este trabalho vai beneficiar mais de 100 bairros e 80 mil pessoas que vivem na margem direita do rio Piracicaba, a partir do Nova Piracicaba, passando por Santa Teresinha, Vila Sônia e Artemis”, disse o prefeito.

A imagem retrata dois trabalhadores em um grande buraco na rua, provavelmente realizado para reparos de encanamento. Um dos trabalhadores, agachado, está manipulando uma ferramenta próxima a um cano, enquanto o outro, em pé, observa o trabalho. Ambos estão usando uniformes de trabalho, que incluem roupas em tons de azul e um colete refletivo. A área ao redor é de terra solta e detritos, e é possível ver um cano azul já instalado no buraco. O cenário sugere um trabalho de infraestrutura urbana em andamento.
Setorização da rede vai colaborar com a redução nas perdas físicas de água na cidade

Ronald Pereira, presidente do Semae, reforçou a importância destas obras uma vez que a cidade vem enfrentando desafios significativos no sistema de abastecimento. “Grande parte das nossas redes e peças é antiga. Muitos dos registros de manobra que compõem essa rede estão gravemente danificados já há muito tempo, o que agrava o problema de perdas no sistema. Esta ação garante a continuidade no fornecimento de água potável para a população, mesmo durante a execução dos serviços, sem interrupções. Além disso, a criação de novos setores para controle de perdas de água é uma estratégia fundamental para a gestão eficiente dos recursos hídricos, especialmente em sistemas de distribuição de água potável”, completou.

Tiago Seydell, diretor geral de Saneamento do Semae, esclareceu como o novo sistema beneficiará a população. “É algo simples de se entender. Se tivermos um vazamento na avenida Cruzeiro do Sul, hoje, a interrupção acontece praticamente no bairro inteiro (Nova Piracicaba). Com a setorização, será possível, minimizar o impacto deste serviço para apenas duas ou três ruas próximas ao local. Desta forma, menos piracicabanos ficam sem água temporariamente devido à manutenção na rede”, concluiu.

Devido ao grande número de registros a serem implantados na cidade, o Semae Piracicaba tem publicado antecipadamente em seu site e em suas redes sociais as datas e os locais que receberão as obras, bem como quais regiões da cidade podem ser afetadas em decorrência dos serviços.

A imagem mostra uma escavadeira CASE parada perto de um buraco aberto na rua. Há um grupo de homens usando capacetes brancos perto do buraco, aparentemente discutindo ou inspecionando o trabalho. O local parece ser uma rua residencial com casas e muros de tijolos à vista. O solo é vermelho e está visivelmente sendo escavado. A atmosfera parece ser de um dia ensolarado. A imagem sugere que está ocorrendo algum tipo de trabalho de construção ou reparo na infraestrutura da rua.
Prefeito Helinho visitou as obras de instalação de novos registros de rede na região de Artemis na manhã de hoje, 12-06


Secretarias e Outros órgãos

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao continuar navegando, você concorda com nossa política de privacidade.