Portal do Município de Piracicaba
 
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.

Prefeitura e Sebrae realizaram ontem, 27/03, encontro para incentivar mulheres empreendedoras

Evento discutiu estratégias, conexões e desafios do empreendedorismo feminino

Por CCS / Publicado em 28/03/2025
Tempo de leitura: 5 minutos.
A imagem mostra um palco com um grande telão ao fundo exibindo a mensagem: "SEJAM BEM-VINDAS CONEXÕES FEMININAS: EMPREENDEDENDO JUNTAS." No palco, há duas cadeiras e uma mesa pequena. Uma pessoa está em pé no centro, segurando um microfone, enquanto outra está ao lado também com um microfone. No telão, aparecem logotipos de várias organizações, incluindo "Prefeitura Piracicaba," "ACIPI," e "IZA."
A secretária Thais Fornicola afirmou que o evento criou um ambiente para que as mulheres se conectem e se ajudem

Para fomentar o empreendedorismo feminino, a troca de ideias e a criação de novos negócios, a Prefeitura de Piracicaba, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio, e o Sebrae-SP realizaram ontem 27/03, o evento Conexões femininas: empreendendo juntas. A ação, que aconteceu no Teatro do Engenho, reuniu um público de cerca de 100 pessoas, que pode acompanhar painéis com temas relacionados a autenticidade, estratégias de negócios e bem-estar.

A programação teve início com café da manhã, seguido de dois painéis, com os temas O poder de ser você, ministrado por Izabela Tegon e Nathalia Pacheco, e Empreenda como uma mulher, abordado pela Go+, empresa de consultoria e treinamentos.

Thais Fornicola, titular da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio, abriu a programação e afirmou que o evento criou um ambiente para que as mulheres se conectem e se ajudem, e as palestras foram pensadas para isso. “A jornada de equidade é muito longa, a gente ainda tem muito o que percorrer. Quando olhamos as estatísticas, as previsões dão cerca de 150 anos para termos equidade salarial e de gênero em cargos de liderança, então eu acho que cada um tem que fazer seu pedacinho”, disse.

A imagem mostra um auditório com muitas pessoas sentadas em cadeiras azuis organizadas em fileiras. O ambiente é moderno e bem iluminado, com paredes cinza. A maioria dos participantes parece estar observando em direção ao palco, localizado na parte direita da imagem, ou interagindo com seus celulares.
O evento o evento Conexões femininas aconteceu ontem, no Teatro do Engenho

A analista de negócios do Sebrae-SP, Débora Rodrigues, explicou que as palestrantes foram convidadas com objetivo de trazer conteúdos que pudessem inspirar e renovar as energias das participantes. “O intuito foi o de ser um canal para que elas pudessem fazer novos contatos estratégicos, receber conteúdos mais atuais, ter um momento diferenciado, para retomar o seu dia a dia e continuar trabalhando em prol do empreendedorismo”, destacou.

Ao final dos painéis, as participantes, puderam conhecer mais sobre técnicas de ioga e constelação familiar. O evento também teve a presença de um representante do Desenvolve SP, que apresentou as linhas de crédito exclusivas para mulheres empreendedoras.

A ação integrou ainda o movimento Todas por Elas, idealizado pelo Sebrae-SP em várias cidades do estado.

A imagem mostra um palco com três pessoas sentadas participando de uma discussão em painel. Ao fundo, há uma grande tela exibindo os seguintes dizeres em português: "O poder de ser você" Segue a informação sobre as palestrantes: Débora de Paula Rodrigues: Gestora de Projetos de Empreendedorismo Feminino Nathalia Pacheco: Moda e Estilo Uma das palestrantes está segurando um microfone, enquanto outra está com um notebook. Há uma mesa pequena à frente delas com uma jarra e copos. Esse evento parece ser focado em empreendedorismo feminino e moda/estilo, com palestras que celebram a individualidade e o empoderamento das participantes.
Um dos painéis apresentados teve o tema O poder de ser você

CONHECIMENTO – A empreendedora Vanise Sant’ Ana fez questão de participar do evento. Ela conta que começou a trabalhar com artesanato na pandemia e depois decidiu empreender, se formalizou e abriu seu ateliê. Hoje, ela sempre busca conhecimentos para se atualizar e por isso foi ao encontro – interessada principalmente na palestra sobre constelação familiar e yoga. “Eu nunca tinha ouvido falar, então fiquei curiosa. E a parte de empreendedorismo é sempre bom a gente fazer um ‘check-up’, se estamos fazendo as coisas certinho, o que podemos melhorar”, afirmou.

A busca por se atualizar e ampliar a rede de contatos também foram as motivações das empreendedoras Gislaine Rocha, professora de idiomas, e Márcia Justino, esteticista. “Nos eventos a gente sempre conhece gente nova, acaba fazendo networking e aprendendo muito com cada conteúdo das palestras. É sempre um conhecimento novo, algo novo que a gente aprende”, ressaltou Márcia.

“Empreender no Brasil não é uma coisa fácil, ainda mais sendo mulher. Então continuar apesar de todos os desafios e ter uma rede que apoia, faz toda a diferença”, completou Gislaine.


Secretarias e Outros órgãos

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao continuar navegando, você concorda com nossa política de privacidade.