A Prefeitura de Piracicaba, por meio da Semuttran (Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana, Trânsito e Transportes) e da GCM (Guarda Civil Municipal), em parceria com a Polícia Militar Rodoviária, realizou na manhã da última sexta-feira, 10/11, operação especial de fiscalização de motocicletas na SP 127 (Rodovia Cornélio Pires) Km 040,100 Norte/Sul, no acesso à avenida São Paulo. Na ocasião, foram fiscalizadas 91 motos e emitidos 76 AITs (Auto de Infração de Trânsito).

homens em pé, fazendo anotações, com uniforme da secretaria de trânsito
Equipe da Semuttran durante operação de fiscalização – Foto de Justino Lucente

“Nosso intuito é e sempre será a segurança de todos que utilizam o sistema de mobilidade da cidade, por isso nosso trabalho é constante para que as pessoas se conscientizem sobre o que deve ser feito para a preservação da vida, pois as leis existem e precisam ser respeitadas”, falou a secretária da Semuttran, Jane Franco de Oliveira.

Conforme André Mendes, supervisor das equipes de Operação de Trânsito da Semuttran, durante a fiscalização alguns motociclistas receberam mais de uma autuação por conta de diversas irregularidades encontradas, abrangendo documentação, ruído de escampamento acima do permitido, licenciamento em atraso, entre outras.

“Este ponto em específico da fiscalização é um ponto de divisa de competências, com áreas de responsabilidade do município e do Estado, então unimos nossas equipes, da Semuttran, GCM e Polícia Rodoviária, para realizar este trabalho”, explicou Mendes, acrescentando que durante a operação também foram fiscalizados dois caminhões acima de três eixos e emitidos dois AITs, bem como recolhidos cinco veículos e bloqueados 11 documentos.

destaque para carro da Polícia Rodoviária e homens em pé atrás sendo fiscalizados
Foram fiscalizadas 91 motos e emitidos 76 AITs durante operação

Ainda conforme Jane, as operações serão contínuas, levando em consideração locais demandados pela própria população. “Diversas pessoas estão entrando em contato conosco indicando pontos que gostariam que fossem fiscalizados e o intuito é abranger todo o município”, explicou a secretária.

CAMPANHA – Para auxiliar na conscientização sobre a importância de respeitar as leis visando um trânsito mais seguro, a Semuttran, em parceria com o CCS (Centro de Comunicação Social), desenvolve a campanha denominada Pode Parar, com peças para mídias on e offiline que evidenciam, de forma humanizada, orientações didáticas sobre o que não deve ser feito nas vias públicas, como usar o celular enquanto dirige, estacionar na faixa de pedestre, avançar o sinal vermelho, pilotar moto sem capacete e ultrapassar limites de velocidade.

“Por trás de um acidente sempre existe uma imprudência, então nós queremos cada vez mais diminuir isso. O nosso trabalho é para que não haja mais nenhum acidente”, afirmou Jane.