A Polícia Militar durante fiscalização a um estabelecimento comercial na rua XV de Novembro

A Prefeitura e forças de segurança de Piracicaba deram início hoje, 26/10, à operação Centro Seguro, que visa dar mais segurança à população que frequenta a área central. A primeira ação ocorreu no quadrilátero formado pelas ruas Moraes Barros, José Pinto de Almeida e XV de Novembro e avenida Armando de Salles Oliveira, com o objetivo principal de coibir a prostituição e o tráfico de drogas. Outras ações da mesma magnitude estão previstas para acontecer nos próximos dias.

A operação Centro Seguro conta com a participação das secretarias municipais de Mobilidade Urbana, Trânsito e Transportes (Semuttran), de Saúde (Vigilância Sanitária), Finanças (Fiscalização Tributária) e Guarda Civil, Polícia Militar e Polícia Civil.

A rua José Pinto de Almeida foi totalmente interditada

Um balanço parcial da operação registrou a apreensão de celular e oitiva de suspeito de tráfico, elaboração de termo circunstanciado de jogo de azar e outras oitivas, pela Polícia Civil. O Tático apresentou uma mulher procurada da Justiça e a Vigilância Sanitária realizou duas interdições, elaborou dois autos de infração e ainda fez três notificações em estabelecimentos. O balanço completo da operação deve ser divulgado amanhã.

O prefeito Luciano Almeida disse que a operação foi pensada durante as reuniões do Comuse (Conselho Municipal de Segurança), quando todos os envolvidos optaram por fazer uma ação conjunta. “A ideia é combater a criminalidade por meio de operações regulares para que isso aumente a segurança na área central e no seu entorno”, frisou.

Os pontos de prostituição também foram fiscalizados

A tenente-coronel Silvia Andreia Mantoani, comandante do 10º Batalhão de Polícia Militar do Interior (10º BPMI), informou que os órgãos de segurança pública envolvidos nas ações de hoje se complementam, fazendo um ciclo completo de fiscalização, não deixando brechas para que os crimes continuem acontecendo nestes espaços.

“A PM atuou hoje de maneira específica nas abordagens às pessoas, verificando a situação criminal de cada uma delas. Também permanecemos nestes estabelecimentos até o final, garantindo assim a segurança dos fiscais civis da Vigilância Sanitária e Fiscalização Tributária que estavam atuando no local”, revelou a tenente-coronel.

Polícias Militar e Civil atuaram juntas na operação

REVITALIZAÇÃO – A operação Centro Seguro complementa as ações da Prefeitura para revitalização e ocupação da área central de Piracicaba. Entre elas estão a remodelação da Praça Antônio de Pádua Dutra, localizada entre as ruas XV de Novembro e Moraes Barros e avenida Armando de Salles Oliveira, concluída nesta semana. Foram criadas 62 vagas de estacionamento no local, além de aberto acesso entre a XV e a Moraes Barros. As adequações agradaram os frequentadores do espaço, entidades e taxistas que trabalham ali.

Todos os envolvidos na operação Centro Seguro se reuniram no 10º Batalhão da PM

Outra ação é a elaboração de projeto de revitalização da praça José Bonifácio e seu entorno, que busca ampliar e enaltecer o acesso turístico no município, bem como favorecer a ocupação habitacional da área central. A proposta está alinhada ao Masterplan, um estudo da área central, incluindo pontos estratégicos, desenvolvido em parceria entre a Prefeitura e Acipi. Há uma consulta pública aberta para receber dúvidas e sugestões sobre o projeto. Qualquer pessoa pode participar da consulta, que vai ficar disponível por 30 dias no site consultaspublicas.piracicaba.sp.gov.br/projetos/revitalizacao-praca-jose-bonifacio/.

Também integra as ações de revitalização e ocupação do Centro Projeto de Lei Complementar (PLC) que dispõe sobre os incentivos urbanísticos e fiscais para reabilitação de edificações, produção habitacional multifamiliar e hospedagem na área central de Piracicaba. Uma audiência pública para apresentação e discussão da proposta será realizada no dia 8/11, às 11h, no auditório do Centro Cívico. A minuta pode ser acessada na íntegra em: https://piracicaba.sp.gov.br/publicacoes/minuta-de-lei-complementar/.