Portal do Município de Piracicaba

Prefeitura disponibiliza sede para Academia Piracicaba de Letras em conjunto com OSP

Espaço que já é ocupado pela Orquestra Sinfônica de Piracicaba passará por reforma e adaptação para as entidades.

Por CCS / Publicado em 10/09/2026
Tempo de leitura: 4 minutos.
A imagem mostra um ambiente formal de reunião, com doze pessoas sentadas em torno de uma longa mesa de conferência. O espaço é iluminado por grandes janelas, e ao fundo há um quadro e um crucifixo, reforçando o caráter institucional do encontro. Sobre a mesa, vemos copos, garrafas de água, celulares, papéis e panfletos, elementos típicos de um cenário administrativo. A disposição dos participantes e os objetos sugerem uma discussão organizada, possivelmente ligada a decisões acadêmicas, empresariais ou comunitárias, destacando o aspecto colaborativo e profissional do momento.
Prefeitura anuncia reforma da sede da OSP e nova sede a Academia Piracicabana de Letras

Na manhã desta quinta-feira, 10/09, o prefeito de Piracicaba, Helinho Zanatta recebeu em seu Gabinete membros da Academia Piracicabana de Letras (APL) para anunciar a disponibilização de um espaço que funcionará como sede da entidade. Localizado no bairro Jaraguá, o lugar já é a casa da Orquestra Sinfônica de Piracicaba (OSP) e passará por uma reforma de R$159 mil para que as duas entidades possam atuar no mesmo ambiente, realizando eventos, aulas, reuniões, encontros e outras programações. Estiveram também presentes no anúncio o secretário de Cultura, Carlos Beltrame; o secretário de Obras, Infraestrutura e Serviços Públicos, Luciano Celencio; e o vereador Pedro Kawai.

O prefeito ressaltou a importância das entidades no desenvolvimento cultural da cidade. “Agradecemos a paciência de todos pela espera. Sabemos da diferença que é ter um espaço próprio, por isso estudamos as possibilidades. Agora, que temos tudo encaminhado, ficamos muito felizes em saber que esse espaço voltará a ter um bom uso”, afirmou Zanatta. O objetivo é que no fim de 2026 as entidades já possam iniciar suas atividades e abrir as portas para o público. “Esse é a nossa expectativa, que acredito que será possível alcançar neste ano”, comentou Carlos Beltrame, responsável pela Secretaria Municipal de Cultura.

A imagem retrata outro momento de reunião formal, com várias pessoas sentadas em torno de uma longa mesa de conferência. Sobre a mesa estão espalhados papéis, cadernos, celulares, xícaras de café e copos de água, elementos que reforçam o caráter prático e cotidiano da discussão. Um dos participantes escreve em um documento, indicando que decisões ou registros estão sendo feitos em tempo real. O ambiente é iluminado por grandes janelas e possui detalhes como uma porta de madeira e uma parede com blocos de vidro, criando uma atmosfera profissional e colaborativa.
Academia Piracicabana de Letras dividirá espaço com a OSP em sede que sera reformada

O vice-presidente da APL, Vitor Venkovsky, relatou que aconteceram muitas conversas internas e externas antes de concluírem sobre a necessidade de uma sede. “Discutimos entre nós, depois com a Prefeitura e Câmara Municipal, ou seja, foi uma construção. Especialmente considerando que já realizamos muitos eventos em espaços públicos da cidade, ter uma sede significa que poderemos atuar com mais tranquilidade, construindo uma identidade e tendo a possibilidade de ampliar projetos”. Conforme destacou a primeira tesoureira da entidade, Carmen Pilotto, o local é perfeito por sua acessibilidade (localização e estrutura que será implementada) e será destinado a diversas atividades. “Nós temos um grande acervo de livros, mas também será muito utilizado para fazer as nossas reuniões e pequenos eventos, como oficinas e outros encontros”.

A presidente da OSP, Silvia Szakacs, disse que a orquestra recebe de braços abertos a APL no espaço, que será um lugar de sonhos. “Será muito bom ter no mesmo espaço essas duas senhoras de Piracicaba, a OSP com mais de 100 anos, e a APL com seus 54. Mais do que uma sede para nós, queremos que esse local se torne um centro de cultura”.

REFORMA COMPLETA – Quase R$ 160 mil serão investidos para reformar a sede da Academia Piracicabana de Letras (APL) e da Orquestra Sinfônica de Piracicaba (OSP). Durante a reunião, o secretário de Obras, Infraestrutura e Serviços Públicos, Luciano Celencio, apresentou uma planilha de quatro páginas com tudo o que será feito. “Está contemplado no nosso projeto a reforma dos banheiros, salas, varanda, troca do piso em algumas áreas, instalação de toda parte elétrica, reforma da hidráulica,  cobertura e telhado, bem como a substituição de certas janelas, do portão, e a pintura interna e externa, entre outros”, contabilizou o secretário. A ideia é que com a remodelação, as entidades possam novamente dar vida ao espaço, que estava paralisado desde 2020.


Secretarias e Outros órgãos

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao continuar navegando, você concorda com nossa política de privacidade.