A Prefeitura de Piracicaba, por meio da Semuttran (Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana, Trânsito e Transportes), abriu licitação para a construção de mais um trecho da ciclovia Riverside. Este trecho inicia no Anel Viário Municipal Comendador Leopoldo Dedini, após a ponte sobre o rio Piracicaba, e vai até a avenida Comendador Pedro Morganti, abrangendo a área gastronômica do bairro Monte Alegre e as proximidades da indústria OJI Papéis, totalizando 4,6 km. O edital de concorrência eletrônica é o de número 11/2024. O processo é 24.782/2024. A abertura das propostas está agendada para 8/05 às 13h30 e o início da fase de lances será no mesmo dia, às 14h.

O projeto total da Riverside terá 36km, ligando os bairros Jupiá e Monte Alegre. O primeiro trecho da ciclovia, de 5,1km na região do Engenho Central, ligando a Ponte do Morato ao final da avenida Juscelino Kubistschek, já foi homologado e as obras começam nesta semana. O segundo trecho está em fase de projeto.

De acordo com o memorial descritivo do projeto, ao longo da ciclovia serão colocadas lixeiras e painéis informativos da rota. Haverá área de contemplação, destinada a parada, descanso e encontro de ciclistas, composta por bancos de concreto e paraciclo metálico. A ciclovia deverá ter 2,50m de largura.

A fonte de recursos para a realização da obra é o Finisa (Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento), por meio de contrato com a Caixa Econômica Federal. O valor estimado da contratação é R$ 2.924.487,17. O prazo para execução dos serviços é de seis meses, a partir da emissão da Ordem de Serviço.

“Essas intervenções que vamos fazer para a construção da ciclovia buscam a melhoria dos espaços públicos, com foco em ações de segurança viária e mobilidade ativa, visando transformar os espaços públicos, induzir o convívio, o acolhimento e o desenvolvimento cognitivo da população que desempenha seus percursos entre moradia, trabalho, escolas e lazer”, falou a titular da Semuttran, Jane Franco Oliveira.

Carros estacionados em rua no bairro Monte Alegre.
Terceiro trecho da ciclovia Riverside passa pela avenida Comendador Pedro Morganti, no bairro Monte Alegre