Portal do Município de Piracicaba
 

Prefeitura abre chamamento público para selecionar OSC que vai gerir o Parque Tecnológico

Edital prevê que a associação ou fundação deve assumir a responsabilidade integral pela administração, operação, conservação, desenvolvimento institucional e expansão do PTP

Por CCS / Publicado em 06/06/2025
Tempo de leitura: 5 minutos.
A imagem mostra uma placa em um parque tecnológico em Piracicaba. A placa é feita de madeira e vidro e tem o nome do parque em letras grandes e em relevo. Também há um pequeno logotipo do parque na placa. A placa está localizada em uma área gramada com árvores ao fundo. O céu está claro e ensolarado. A placa também inclui o nome "Engº Agroº Emílio Bruno Germek", possivelmente em homenagem a alguém importante para o parque.
Prefeitura abre chamamento público para selecionar OSC que vai gerir o Parque Tecnológico

A Prefeitura de Piracicaba, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio, publica hoje, 06/06, no Diário Oficial, edital de chamamento público para seleção de Organização da Sociedade Civil (OSC) visando a celebração de Termo de Concessão e Gestão para exercer a função de entidade gestora do Parque Tecnológico de Piracicaba (PTP). Podem se inscrever associações civis sem fins lucrativos ou fundações privadas que possuam dentre as suas finalidades estatutárias, a de gerir Parques Tecnológicos.

O chamamento e seus anexos podem ser acessados na íntegra no Diário Oficial do Município (https://diariooficial.piracicaba.sp.gov.br/) e no Portal da Prefeitura (https://piracicaba.sp.gov.br/).

A OSC vencedora do edital deverá assumir a responsabilidade integral pela administração, operação, conservação, manutenção de bens públicos afetos ao objeto, desenvolvimento institucional e expansão do PTP, inclusive no âmbito nacional e internacional, além da realização contínua de atividades correlatas à inovação, empreendedorismo, ciência e tecnologia no município de Piracicaba.

Dessa forma, além do Parque Tecnológico, a entidade gestora será responsável também pelos seguintes equipamentos públicos vinculados: Núcleo do Parque Tecnológico, que é a sede administrativa e de governança do Parque, contendo boxes empresariais, auditório, salas de reunião, capacitação e laboratórios; Container Park Lab, ambiente anexo, com estrutura destinada à instalação de unidades de pesquisa e desenvolvimento tecnológico, prototipagem e demonstração de soluções inovadoras; e Hub Piracicaba e suas unidades, plataforma pública municipal de apoio a empreendedores, startups e CPLs, com espaço físico de coworking, formação empreendedora e articulação institucional.

A imagem aérea mostra uma vista panorâmica de um campus universitário ou complexo industrial, situado em uma paisagem verdejante. No primeiro plano, há uma série de edifícios de baixo nível, possivelmente dormitórios ou laboratórios, organizados de forma irregular. Os edifícios são de cor creme ou bege claro, com telhados de cor escura. Há um estacionamento amplo ao redor dos edifícios, com vários carros estacionados. Ao fundo, há edifícios mais altos e modernos, incluindo um edifício de escritórios de vários andares com uma placa visível, sugerindo uma empresa ou organização. A vegetação exuberante circunda o campus, com árvores e gramados que se estendem até um rio visível no horizonte. A área parece calma e tranquila, com uma combinação de arquitetura moderna e áreas verdes. A imagem sugere um ambiente de aprendizado ou trabalho em um cenário natural. A qualidade da imagem é boa, com detalhes distintos dos edifícios e da paisagem circundante. A perspectiva aérea oferece uma visão abrangente do local, permitindo a observação da organização espacial e da integração da arquitetura com a natureza.
O PTP é, atualmente, reconhecido como um do mais maduros e relevantes parques tecnológicos do Estado de São Paulo, conforme parâmetros do SPTec

O edital não prevê aporte de recursos da Prefeitura para custeio; o objetivo é estabelecer uma entidade gestora responsável por captar recursos por meio de programas estaduais, federais e de receita própria. O termo de concessão e gestão terá vigência de 10 anos, contados da data de sua assinatura.

O procedimento de seleção será realizado por Comissão Especial de Seleção a ser nomeada. Será selecionada como Gestora do PTP a instituição candidata cuja proposta de trabalho obtiver maior pontuação total, que será calculada mediante a soma da pontuação auferida nos quesitos: atuação institucional na gestão ambientes de inovação; capacidade de articulação e parcerias estratégicas multissetoriais ativas; capacidade de Execução de iniciativas de Formação e Geração de Negócios na área de CT&I; apacidade de difusão tecnológica multissetorial e internacionalização; investimento realizado em infraestrutura física para CT&I; qualidade da proposta técnico-operacional; e estratégia de sustentabilidade financeira e contrapartidas.

O Parque Tecnológico de Piracicaba é empreendimento público de base territorial, articulado com políticas municipais, estaduais e federais de incentivo à inovação, funcionando como um vetor de desenvolvimento econômico sustentável, geração de empregos qualificados e internacionalização de soluções tecnológicas, integrando ainda laboratórios de pesquisa, hubs e incubadoras de empresas, instituições de ensino técnico e superior, instituições governamentais e não governamentais, indústrias de pesquisa e desenvolvimento tecnológico e comércio e prestação de serviços de apoio à inovação.

Fundado em 2012, fica localizado na avenida Cezira Giovanoni Moretti, 600, no bairro Santa Rosa. O PTP é, atualmente, reconhecido como um do mais maduros e relevantes parques tecnológicos do Estado de São Paulo, conforme parâmetros do SPTec, e é referência latino-americana nas verticais AgTech, BioTech, FoodTech e Bioenergia.


Secretarias e Outros órgãos

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao continuar navegando, você concorda com nossa política de privacidade.