O atendimento das clínicas à população será gratuito, para cães e gatos errantes, comunitários ou tutelados por famílias em estado de vulnerabilidade social

A Prefeitura de Piracicaba, por meio da Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente (Simap), abriu hoje, 28/02, chamamento público para credenciamento de clínicas e hospitais veterinários para prestação de serviços como consultas, cirurgias, exames laboratoriais e de imagem entre outros procedimentos médicos. O edital foi publicado no Diário Oficial do Município e pode ser acessado na íntegra pelo link https://diariooficial.piracicaba.sp.gov.br/2024/02/28/.

De acordo com o edital, o atendimento das clínicas à população será gratuito, para cães e gatos, machos e fêmeas, errantes, comunitários ou tutelados por famílias em estado de vulnerabilidade social, inscritas no Cadastro Único (CadÚnico) com o Cartão Pira Cidadão. Serão priorizados os animais comunitários e os errantes, desde que, no ato da solicitação de atendimento seja indicado o responsável pelo lar temporário e de cuidados pós-operatórios.

Entende-se como animais errantes aqueles que são independentes e vivem soltos pelas ruas, podem ser solitários ou viver em bandos. Pode também ser um errante temporário como o cão que fugiu do domicílio.

Os animais comunitários são aqueles que estabelecem com a comunidade em que vivem laços de dependência e de manutenção e que possuem cuidador principal estabelecido.

Credenciamento será para prestação de serviços como consultas, cirurgias, exames

Os lares temporários são domicílios particulares devidamente cadastrados no Poder Público Municipal, responsáveis pelo abrigo temporário e apoio à doação de pequenos animais domésticos – poderão ser oferecidos por protetores independentes ou membros de ONGs de Piracicaba, mediante cadastro na Prefeitura Municipal de Piracicaba/SP com regras estabelecidas pelo Executivo.

O documento ainda determina que o prazo de execução dos serviços é de 12 meses, podendo ser prorrogado por iguais e sucessivos períodos.

A justificativa do edital cita que os atendimentos são de suma importância e refletem diretamente no âmbito social na redução de abandono e na política de incentivo a adoção de animais, já que muitos tutores apesar de não terem condições, não deixam de ter animais e de buscar adotar animais, deste modo o atendimento de assistência a tais famílias e tutores de baixa renda auxiliam nos cuidados, como no mapeamento de animais que possam estar em situação de maus-tratos e que passem a ter um atendimento mais assistido sem ter que recolher os animais e salvar os mesmos.

As inscrições das clínicas poderão ser feitas a qualquer tempo, dentro do prazo de validade do credenciamento, pelos interessados, com identificação e meios de contato, com a descrição Credenciamento– Edital de Chamamento Público nº 02/2023 – SIMAP e enviadas pelo e-mail coordenadorianbea@piracicaba.sp.gov.br. No edital há um modelo de ficha que pode ser preenchida pelas clínicas interessadas.