O prefeito Luciano Almeida esteve na manhã de hoje, sexta-feira, 22/03, no bairro Parque dos Sabiás para visita às casas reformadas na primeira etapa do programa Viver Melhor, que tem como propósito aprimorar as condições de habitabilidade para famílias que residem em domicílios considerados com más condições e precários, sem que os moradores tenham de pagar qualquer valor por isso. Esse programa é executado via convênio entre a Prefeitura de Piracicaba, por meio da Semuhget (Secretaria Municipal de Habitação e Gestão Territorial), e o Governo do Estadual, pela Sehab (Secretaria Estadual da Habitação) e CDHU (Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano). Na primeira etapa foram reformadas 96 casas, que receberam diversas melhorias, tanto internas quanto externas. Agora, está em processo inicial a segunda etapa do Programa, com a possibilidade de reformar mais 100 unidades habitacionais.

homem e duas mulheres em pé
Prefeito Luciano Almeida, Thuane Pereira, contemplada pelo Programa, e a titular da Semuhget, Andrea Ribeiro Gomes

É muito importante para nós que as pessoas tenham satisfação e felicidade sobre o local onde moram, então, já estamos dando início à segunda etapa, com as casas já sendo listadas e recebendo as vistorias para ver o que pode ser melhorado”, falou o prefeito Luciano Almeida.

A aposentada Germânia Francisca, 58, moradora do bairro há 30 anos, teve a casa contemplada com a reforma e contou que as melhorias realizadas na habitação vão além do aspecto visual. “Agora, me sinto gente. O bairro Parque dos Sabiás estava esquecido e eu não acreditei quando falaram que iam reformar, mas agora consigo ver minha casa com nova pintura, telhado, calha. Eu não esperava tudo isso”, falou à reportagem, com um largo sorriso no rosto.

Quem também não escondeu a alegria de participar do Programa foi o pedreiro Ingo Montesuma, 41, que teve a possibilidade de colaborar com a reforma da própria casa, já que foi contratado pela empresa realizadora das obras. “Além de estar empregado, estou tendo a possibilidade de reformar a minha própria moradia. E mudou 100% da minha casa, incluindo parte elétrica, encanamento, reboco, pintura, telhado. Me sinto um homem privilegiado com todas essas melhorias. A cor verde da nova pintura da casa significa a esperança”, disse.

homem em porta de casa comemorando
Pedreiro Ingo Montesuma colabora com a reforma da própria casa

Para a dona de casa Thuane Pereira, 26, o Programa Viver Melhor é a “realização de um sonho”. “Antes da reforma, chovia dentro de casa. E o piso era de cimento, então tinha muita poeira. Já o banheiro era sem azulejo e por isso sempre tinha umidade na parede. Tudo mudou e sinto orgulho de morar na minha casa”, afirmou.

O lançamento do Programa Viver Melhor em Piracicaba aconteceu em dezembro de 2022, com a presença do prefeito Luciano Almeida e do secretário de Estado da Habitação, Flávio Amary, em ato simbólico de início das obras. O investimento do Governo do Estado para a cidade foi de R$ 6,3 milhões.

Antes do início das obras, cada casa é avaliada e os moradores são entrevistados por equipe técnica da CDHU, com o intuito de verificação quanto aos critérios do Programa. Não entram no programa, por exemplo, moradias em locais de risco e de proteção ambiental. Dependendo da situação da habitação, ela pode receber melhorias nas redes de energia elétrica e hidráulica, pintura, restauração de telhado, colocação de piso, revestimento, acessibilidade para deficientes físicos, entre outras.

Segundo a titular da Semuhget, Andrea Ribeiro Gomes, que também acompanhou a visita nesta sexta-feira, os moradores contemplados pelo programa não têm prejudicados os laços sociais formados no local, porque não mudam de endereço. “A gente não tira as pessoas do lugar que elas moram e levamos para outro. Elas ficam no mesmo endereço, com as melhorias habitacionais, portanto, há respeito com as relações sociais já existentes, dando mais qualidade de vida a essas famílias”, explicou.

mulher sorrindo

PROGRAMA – O Programa Viver Melhor se desenvolve em diversas etapas. A primeira é a identificação do local, onde realiza-se contato e reunião entre a CDHU e a Prefeitura para identificar a área e casas a serem beneficiadas. Depois, há o mapeamento das moradias, com o emplacamento das residências selecionadas. Em seguida, ocorre a qualificação da composição familiar. Nesta etapa, acontece a pesquisa residencial porta a porta para qualificação da composição familiar, identificando os moradores titulares e demais membros da família. A partir disso, é realizada a vistoria, para o levantamento das melhorias das casas a serem beneficiadas. Na sequência, há o preenchimento da planilha de cálculos, constando o valor da reforma por casa para posteriormente ser encaminhado à construtora executora das obras, e a assinatura do Termo de Adesão, por parte do morador para autorização para início das obras. Após a conclusão dos serviços, há a entrega do Termo de Aceite ao morador, finalizando o vínculo com o Programa.