{mosimage}O prefeito Barjas Negri e o secretário municipal da Indústria e Comércio, Luciano de Almeida, receberam na manhã de hoje (05), no Gabinete, a visita de uma comitiva de indianos, composta pelo Ministro de Energia da Índia – Sr. Sushilkumar Shinde; Embaixador da Índia – Sr. Hardeep Singh Puri; Cônsul Geral – Sr. Sivaraman Swaminathan e o Cônsul Comercial – Sr. Rajeev Kumar. A Índia é um dos quatro maiores produtores de cana-de-açúcar do mundo.
Os indianos estão na cidade cumprindo uma programação, que visa sobretudo, conhecer um pouco da tecnologia canavieira, na qual a região de Piracicaba se destaca como um grande centro de empresas e instituições públicas e privadas ligadas ao setor sucroalcooleiro, cobrindo a cadeia agroindustrial da cana-de-açúcar desde o desenvolvimento de tecnologias industriais e agrícolas, fabricação de equipamentos, desenvolvimento de variedades de cana e prestação de serviços diretos, até a participação efetiva no desenvolvimento e estruturação de mercados.
Segundo Luciano Almeida, a região conta ainda com um expressivo número de plantas processadoras de cana, respondendo por um percentual significativo da produção brasileira e mundial do setor.Um dos pontos destacados pelo secretário durante a visita dos indianos, foi a implementação do Arranjo Produtivo Local do Álcool da Região de Piracicaba- Apla, cuja missão é fomentar a interação de seus integrantes, de forma organizada e estruturada, criando oportunidades para agregar valor ao longo da referida cadeia, em âmbito nacional e internacional.
De acordo com o secretário, através do Apla, a região de Piracicaba passa a oferecer soluções completas à indústria sucroalcooleira brasileira e mundial no processamento da cana-de-açúcar, combustíveis renováveis (etanol, biodiesel, biomassa,etc) e outros co-produtos.{mosimage}
O Apla conta com apoio da Agência de Promoção de Exportações e Investimentos- APEX- que é parte do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior- que tem por objetivo a promoção do empreendedorismo brasileiro pelo mundo.
Almeida observou que não é sempre que um município recebe a visita de um Ministro de Energia da Índia e o Brasil desperta um grande interesse, principalmente em relação à tecnologia do etanol (álcool combustível). “Estes contatos com comitivas estrangeiras são ótimas oportunidades para divulgar o potencial de Piracicaba. Queremos que o etanol brasileiro se torne uma comoditty mundial”. Luciano Almeida durante o contato os indianos, explicou as vantagens de adicionar o etanol no combustível. “Mostrei que se a Índia quisesse a partir de hoje, misturar 10% de etanol no combustível dos carros, não haveria necessidade de mudar nada na estrutura dos veículos, sendo necessário apenas comprar ou produzir o álcool combustível, o que daria de imediato, uma demanda de 800 milhões de litros do produto”.