Portal do Município de Piracicaba
 

Prefeito Helinho Zanatta assina decreto para desburocratizar Cadastro de Operadores de Transporte Escolar

Nova norma municipal estabelece critérios para atuação no transporte escolar

Por CCS / Publicado em 29/05/2025
Tempo de leitura: 4 minutos.
A imagem mostra um grupo de aproximadamente 25 pessoas reunidas em uma sala, posando sorridentes para a foto ao redor de um documento oficial exibido ao centro. Entre os presentes estão autoridades, como secretários e vereadores, além de representantes da associação. O ambiente é iluminado e transmite um momento de celebração institucional.
O ato de assinatura contou com a presença de secretários, vereadores e representantes da Acep

Em encontro com vereadores e representantes da Acep (Associação dos Condutores de Transporte Escolar de Piracicaba) na manhã de hoje, 29/05, o prefeito Helinho Zanatta assinou o decreto que institui o Cadastro de Operadores de Transporte Escolar no município, criando novas normas para a operação da atividade e facilitando o processo de formalização dos motoristas e empresas do setor.

O ato de assinatura contou com a presença do secretário de Segurança Pública, Trânsito e Transportes de Piracicaba, Odair Melo; o secretário de Habitação e Regularização Fundiária, Alvaro Saviani; o chefe de Gabinete Executivo, Francisco Duarte; e o superintendente de Mobilidade Urbana, Eliezer de Castro. Entre os vereadores, estiveram presentes Josef Borges, Rafael Boer, Gesiel de Madureira, Felipe Gema, Wagner Oliveira, Fábio Silva, Pedro Kawai, Paraná e Gustavo Pompeo.

Helinho Zanatta destacou que o novo regulamento representa um avanço para os operadores de transporte escolar na cidade, desburocratizando esse trabalho, que deve seguir a legislação vigente de trânsito. “Esse decreto é um marco importante para facilitar o trabalho dos operadores de transporte escolar da nossa cidade. Estamos desburocratizando os procedimentos de cadastro dos motoristas, facilitando o acesso ao serviço, sem abrir mão da responsabilidade e do cumprimento das normas de trânsito, que devem seguir as normas do Código de Trânsito e as determinações do Detran, que emite já uma licença para eles. E o mais importante: a Prefeitura não vai cobrar nenhuma taxa para a realização desse cadastro, o que era uma reivindicação da categoria”, afirmou o prefeito.

Com base no Código de Trânsito Brasileiro, o decreto estabelece as regras para a prestação do serviço e define os critérios para cadastro de pessoas físicas e jurídicas.

A imagem mostra uma reunião com cerca de 20 pessoas sentadas ao redor de uma mesa de reuniões, em um ambiente com grandes janelas que oferecem vista para uma área arborizada. Alguns participantes usam celulares, enquanto outros observam documentos. O clima é de atenção e seriedade. A cena parece retratar um momento formal de trabalho ou decisão administrativa.
Prefeito Helinho Zanatta assinou hoje o decreto que institui o Cadastro de Operadores de Transporte Escolar no município

A Secretaria Municipal de Segurança Pública, Trânsito e Transportes é a responsável pelo cadastramento e fiscalização da atividade e os procedimentos para o novo cadastramento deverá ser divulgado em breve.

“O decreto marca um importante avanço para o transporte escolar. Desburocratizamos o processo, atendendo a uma demanda antiga da categoria, sem abrir mão da segurança e da legalidade. É um passo concreto para valorizar quem presta um serviço tão essencial”, acrescentou Odair Melo.

Washington Francisco de França, presidente da Acep, comentou que a assinatura do decreto é uma conquista aguardada pela categoria. “É uma vitória muito grande, a Associação só tem a agradecer ao prefeito e aos vereadores por pensarem nessa questão, que é algo que temos discutido há tempos, e que vai facilitar e ajudar muitos condutores”, disse.

MUDANÇAS – Com a nova regulamentação, tanto motoristas autônomos quanto microempreendedores e cooperativas poderão se inscrever no cadastro, desde que cumpram requisitos como possuir CNH na categoria D com a observação de atividade remunerada, apresentar certidões negativas e realizar vistoria técnica dos veículos, por meio do Detran. O cadastro deverá ser renovado semestralmente.


Secretarias e Outros órgãos

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao continuar navegando, você concorda com nossa política de privacidade.