Portal do Município de Piracicaba

Piracicaba terá novos equipamentos para academias ao ar livre e parques infantis

Licitação prevê 270 estruturas que serão instaladas em diferentes regiões da cidade

Por CCS / Publicado em 30/04/2026
Tempo de leitura: 3 minutos.

Para ampliar as opções de lazer e bem-estar, Piracicaba deve receber novos equipamentos para academias ao ar livre e parques infantis em diferentes regiões da cidade. A iniciativa será viabilizada por licitação aberta pela Prefeitura e busca criar ambientes mais completos para todas as idades.

A imagem mostra um parquinho infantil em processo de montagem ou instalação em um ambiente externo, provavelmente um parque. O brinquedo principal é uma estrutura grande e colorida, composta por escorregadores vermelhos, uma ponte ou passarela vermelha, uma rede para escalar e um escorregador em formato de túnel laranja. Dois homens estão trabalhando na montagem: um está próximo aos escorregadores e o outro está usando uma pá próximo à rede de escalada. O chão ao redor da estrutura está mexido, com terra exposta, indicando que o parquinho está sendo instalado recentemente. O local é gramado, com algumas folhas espalhadas, e há árvores ao fundo com folhagem verde. O céu está azul com algumas nuvens brancas, indicando um dia ensolarado. A iluminação destaca as cores vibrantes do parquinho, e a foto foi tirada de um ângulo ligeiramente baixo, dando uma sensação de imponência à estrutura.
Para os parques infantis serão adquiridos balanços, gangorras, gira gira e escorregadores, além de centrais de recreação com torres, passarela, tobogã e balanço

O edital de número 113/26, publicado ontem no Diário Oficial, prevê a aquisição de 270 estruturas, sendo 90 academias ao ar livre 90 centros de recreação infantil e 90 parques infantis, que serão distribuídos gradualmente pela cidade, conforme o planejamento do município. A iniciativa é da Secretaria de Obras, Infraestrutura e Serviços Públicos e tem investimento estimado em R$ 11.588.032,49.

A imagem mostra uma área de exercícios ao ar livre em um parque. No centro da imagem, há um homem idoso de costas, vestindo uma regata rosa e shorts jeans. Ele está em frente a um aparelho de ginástica, que possui duas grandes rodas verdes, e está com a mão esquerda apoiada em uma delas, enquanto a mão direita está na cintura. O aparelho é azul com partes verdes e está fixado em uma base de concreto. Ao fundo, é possível ver outras máquinas de exercícios, bancos e árvores, além de uma pequena construção de tijolos com telhado marrom. O chão é coberto por cascalho e a iluminação indica que é durante o dia, provavelmente no final da manhã ou início da tarde, com sombras suaves. A cena transmite uma atmosfera tranquila de lazer e atividade física ao ar livre, com cores naturais predominantes e um toque vibrante dado pela camisa rosa do homem. A perspectiva da foto é ligeiramente de baixo para cima, destacando o homem e o equipamento de ginástica.
As academias ao ar livre reúnem equipamentos como estação multiuso, simulador de caminhada, leg press, alongadores e aparelhos de rotação e flexibilidade

Para os parques infantis serão adquiridos balanços, gangorras, gira-gira e escorregadores, além de centrais de recreação com torres, passarela, tobogã e balanço. Já as academias ao ar livre reúnem equipamentos voltados à prática de exercícios físicos e ao bem-estar, como estação multiuso, simulador de caminhada, simulador de cavalgada, remador, esqui, leg press, alongadores e aparelhos de rotação e flexibilidade.

O projeto também inclui placas orientativas, que auxiliam no uso correto dos equipamentos e contribuem para a organização dos espaços.

A data abertura das propostas será no dia 14/05, às 8h, com início da fase de lances marcada para as 9h do mesmo dia. O critério de julgamento será menor preço por lote (serão seis no total) e o prazo de entrega e instalação será de 30 dias após a emissão da Ordem de Fornecimento.

O edital completo pode ser acessado no portal da Prefeitura (https://piracicaba.sp.gov.br/), no botão Licitações.


Secretarias e Outros órgãos

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao continuar navegando, você concorda com nossa política de privacidade.