Piracicaba terá mais quatro pontos de motobox, área de espera exclusiva para motocicletas em semáforo, que colabora para a segurança e fluidez no trânsito. A iniciativa é da Prefeitura de Piracicaba, por meio da Semuttran (Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana, Trânsito e Transportes). Os trabalhos para a demarcação das motobox nas vias devem começar nesta quarta-feira, 21/09, como parte da programação da Semana Nacional de Trânsito, que na cidade tem como tema Juntos Salvamos Vidas.

Áreas de espera exclusivas para motocicletas em semáforo colaboram para a segurança e fluidez no trânsito Os novos pontos de motobox são avenida José Micheletti com a rua XV de Novembro; avenida Armando de Salles Oliveira com a rua Regente Feijó; avenida Armando Salles de Oliveira com a rua Saldanha Marinho e avenida Rui Barbosa com a avenida Juscelino Kubitschek de Oliveira. A área de espera para motocicletas foi regulamentada pelo CTB (Código de Trânsito Brasileiro) em 2020 e é uma "área delimitada por duas linhas de retenção destinadas exclusivamente à espera de motocicletas, motonetas e ciclomotores, junto à aproximação semafórica, imediatamente à frente da linha de retenção dos demais veículos".

Novos quatro pontos de motobox devem ser implantados em Piracicaba nesta semana

“Estamos em constante análise e estudo a respeito do movimento no trânsito em Piracicaba e por isso planejamos esses novos pontos de motobox, que com certeza proporcionam mais segurança no tráfego, principalmente para os motociclistas. Nosso trabalho é contínuo para que cada vez mais sejam diminuídos os acidentes e para que o trânsito flua”, comentou Jane Franco de Oliveira, secretária da Semuttran. Atualmente, Piracicaba já possui dois pontos de motobox. O primeiro instalado foi no cruzamento da avenida Armando de Salles Oliveira com a avenida Renato Wagner e início da Ponte Irmãos Rebouças, no sentido bairro-centro, em fevereiro. Depois, em maio deste ano, também foi criada uma área para motociclistas no cruzamento das avenidas Armando de Salles Oliveira e Independência.

Além da implantação de motobox, a Semuttran realiza diversos outros serviços para a melhoria e segurança do trânsito, como a revitalização das sinalizações horizontal e vertical, construção de ciclofaixas e fiscalizações. Diante disso, houve redução recorde de número de acidentes não fatais nas vias municipais nos seis primeiros meses de 2022 no comparativo com o mesmo período de 2019, ano em que a plataforma Infosiga, do programa Respeito à Vida do Estado, iniciou essa divulgação.

No primeiro semestre de 2019 foram registrados 931 acidentes não fatais nas vias municipais. No mesmo período de 2020, foram 759. Já nos seis primeiros meses de 2021 foram 817, enquanto que neste ano, 2022, também neste período, foram 673.

“Sempre analisamos a quantidade de motociclistas que passam pelas vias e também observamos o sistema Infosiga, que apresenta as ocorrências de acidentes, então vimos a necessidade de instalar esses novos quatro pontos de motobox, com o intuito de garantir mais segurança e menos conflitos entre veículos e motos na saída do semáforo”, afirmou.