Piracicaba recebe amanhã, terça-feira, dia 28/03, o selo Cidade Verde, prêmio concedido a municípios nos quais, após inspeção, são constatadas empresas que têm acima de 95% de aprovação nos veículos de transporte de passageiros quanto ao controle de emissão de gases poluentes e qualidade de diesel. Esta é a primeira vez que a cidade ganha a premiação, que é entregue pelo Programa Despoluir, da Fetpesp (Federação das Empresas de Transportes de Passageiros do Estado de São Paulo) e CNT (Confederação Nacional do Transporte), com o Sest Senat (Serviço Social do Transporte/Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte). A entrega do prêmio ocorre às 9h, na unidade piracicabana do Sest Senat, situada na rua Rossini Pinto, 200, no Jardim Panorama.

Ônibus da empresa Tupi, que opera o serviço de transporte público na cidade, foram inspecionados – Foto Divulgação

Conforme a Fetpesp, o Despoluir é considerado o maior programa ambiental do transporte brasileiro e o selo Cidade Verde é uma forma de reconhecimento a municípios que conseguem o índice de aprovação com iniciativas que visam trabalhar pela redução da emissão de gases pelos veículos e pela consequente melhoria da qualidade do ar.

Para a constatação das empresas que trabalham em prol do controle ambiental, técnicos da Fetpesp visitam as garagens de ônibus que prestam serviço de transporte de passageiros e fazem as inspeções dos veículos. Em Piracicaba, foram aferidos ônibus da Tupi, responsável por operar o transporte público municipal de passageiros na cidade, além de outras empresas particulares, como Piracicabana, Viação Stênico, MM Souza, AC, BV e Monte Alegre.

Em caso de reprovação do índice após aferição, há repetição da avaliação e orientações do técnico para melhorias, com o intuito de fazer com que os veículos rodem com eficiência.

“Essa premiação é bastante válida na medida em que aprova o empenho da Prefeitura em assegurar boas práticas de gestão ambiental, por meio das empresas que operam a concessão do transporte público, reduzindo a emissão de gases veiculares. Ter menos poluentes no ar é ter mais qualidade de vida”, comentou o prefeito Luciano Almeida.

PROGRAMA – O programa Despoluir completou 15 anos em 2022 e durante este período foram realizadas mais de três milhões de inspeções veiculares ambientais, com cerca de 89% de aprovações em todo país.