Portal do Município de Piracicaba
 

Piracicaba recebe quarta edição do Fórum Diálogos na Educação

Com o tema Humanizar para se entender, o evento reuniu educadores, especialistas e convidados no auditório do Pecege

Por CCS / Publicado em 22/05/2025  / Atualizado em 23/05/2025
Tempo de leitura: 4 minutos.
Em um auditório lotado, uma mesa-redonda reúne especialistas para discutir o tema “Humanizar para se entender”, durante o Fórum 2025 – Diálogos na Educação. No palco, cinco participantes debatem, enquanto uma intérprete de Libras atua ao lado esquerdo. O evento é organizado pelo Instituto EP.
Programação contou ainda com mesa redonda que abordou o tema central do fórum, Humanizar para se Entender

Na manhã de hoje, 22/05, Piracicaba foi palco da quarta edição do Fórum Diálogos na Educação, promovido pelo Instituto EP. Com o tema Humanizar para se entender, o evento reuniu educadores, especialistas e convidados no auditório do Pecege, para um espaço de reflexão sobre a importância da escuta, da inclusão e das relações humanas no ambiente escolar.

A Prefeitura foi representada pela secretária-executiva de Educação, Solange Pelicer. “Ter vivências como esta é essencial para ampliarmos nosso olhar sobre a educação e tudo o que a cerca. Mais do que aprender, é a oportunidade de compartilhar e multiplicar o aprendizado adquirido hoje”, disse.

Durante o Fórum 2025 “Diálogos na Educação”, a secretária executiva de Educação, Solange Pelicer, discursa ao microfone diante de um painel colorido com o tema "Humanizar para se entender". O ambiente é moderno e acolhedor, com foco na troca de ideias sobre educação.
A Prefeitura foi representada pela secretária executiva de Educação, Solange Pelicer

A palestra de abertura foi ministrada pela psicanalista Elisama Santos, conhecida por sua atuação como apresentadora dos programas SAC das Emoções, no canal GNT, e Tá com tempo?, além de ser autora dos livros Educação não Violenta, Por que Gritamos e Conversas Corajosas.

O fórum também contou com uma mesa-redonda que reuniu especialistas para debater temas como clima, tecnologia, acessibilidade e inclusão, saúde mental e escuta afetiva. Entre os convidados, esteve Danila Di Pietro Zambianco, mestra em Educação pela Unicamp e especialista em Gestão Escolar, Relações Interpessoais na Escola e Formação Docente para o Ensino Superior. Também participou o educador e escritor Kaká Werá, representante do povo Tapuia, que compartilhou saberes dos povos originários. A professora Andreia dos Santos de Jesus, com especialização em educação inclusiva e atendimento educacional especializado pela Unicamp, trouxe sua experiência na construção de ambientes escolares mais acessíveis. O educador, escritor e palhaço Claudio Thebas, conhecido por projetos de conexão humana e transformação social, completou o time de debatedores.

A professora Michelle Gonçalves Dinamarco exibe, sorridente, o certificado de vencedora do concurso “Boas Práticas na Educação”, durante o Fórum 2025. O projeto premiado, “Libras em sala de aula”, foi desenvolvido na EMEF Professora Elisa Duboc Garcia, em Ribeirão Preto. O auditório está cheio e iluminado com luzes roxas e rosadas.
Projeto Libras em sala de aula, da professora Michelle Gonçalves Dinamarco, da EMEF Professora Elisa Duboc Garcia, de Ribeirão Preto

Além disso, também foi apresentada no evento a escola vencedora do 3º concurso cultural Boas Práticas na Educação, promovido pelo Instituto EP. O projeto Libras em sala de aula, idealizado pela professora Michelle Gonçalves Dinamarco, da EMEF Professora Elisa Duboc Garcia, de Ribeirão Preto, foi o grande destaque desta edição. A iniciativa nasceu da vontade de acolher, de forma humanizada, uma aluna surda. Ao longo de 12 meses, os alunos do 4º e 5º anos do ensino fundamental aprenderam Libras e passaram a se comunicar com a colega utilizando a língua de sinais, sem a necessidade de intérprete.

A escritora e palestrante Elisama Santos conduz a palestra de abertura do Fórum 2025 – Diálogos na Educação. No palco, ela fala ao público diante do painel com o tema do evento: “Humanizar para se entender”. A plateia acompanha atenta, e há legendas projetadas para acessibilidade.
Elisama Santos ministrou a palestra de abertura do evento

Idealizado pelo Instituto EP, o Fórum Diálogos na Educação é realizado desde 2002 com o objetivo de promover o diálogo, a troca de experiências e a disseminação de boas práticas.


Secretarias e Outros órgãos

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao continuar navegando, você concorda com nossa política de privacidade.