Portal do Município de Piracicaba
 

Piracicaba realiza a 5ª Conferência Regional da Igualdade Racial no sábado, 14/06

Evento acontece das 8h às 17h, no auditório da Secretaria Municipal de Educação

Por CCS / Publicado em 12/06/2025
Tempo de leitura: 3 minutos.
A imagem mostra um grande grupo de pessoas, principalmente mulheres negras, em uma sala de conferências ou auditório. Muitas delas estão com os braços erguidos em um gesto de protesto ou celebração. Elas estão vestindo roupas variadas, mas muitas delas usam crachás. O ambiente parece ser um evento ou reunião formal. A imagem transmite uma sensação de coletividade e engajamento político ou social. Há uma atmosfera vibrante e enérgica, com expressões de determinação e união entre os participantes.
No ano passado Piracicaba realizou a 3 Conferência Municipal de Promoção da Igualdade Racial

Piracicaba realiza no sábado, 14/06, a 5ª edição da Conferência Regional de Promoção da Igualdade Racial, das 8h às 17h, no auditório da Secretaria Municipal de Educação (rua Cristiano Cleopath, 1.902 – bairro Alemães). A atividade é preparatória para a etapa nacional da conferência, marcada para setembro, em Brasília, e conta com apoio da Secretaria Municipal de Cidadania e Parcerias e Coordenadoria de Promoção de Igualdade Racial. As inscrições serão feitas presencialmente ou pelo link: https://forms.gle/8HeBQqznATY7pHo57

Com o tema É hora de transformar o presente e construir o futuro com justiça, democracia e reparação, o encontro vai reunir representantes de municípios da região, lideranças negras, movimentos sociais, pesquisadores, povos e comunidades tradicionais para debater diretrizes que contribuam com o enfrentamento ao racismo estrutural e a valorização da diversidade étnico-racial.

Durante o evento, também serão eleitas as delegações que representarão a região na 5ª Conferência Nacional de Promoção da Igualdade Racial (Conapir). A programação inclui debates em grupos de trabalho, discussões temáticas e momentos de articulação coletiva para a formulação de propostas.

A comissão organizadora da conferência é composta por representantes do poder público e da sociedade civil, incluindo integrantes do Conselho Municipal de Participação e Desenvolvimento da Comunidade Negra de Piracicaba, do Conepir, do Instituto Afropira e da Sociedade Beneficente Treze de Maio.

“Esse espaço é resultado da luta histórica do movimento negro por voz e representação. É por meio da escuta e da construção coletiva que vamos avançar em políticas públicas reais e transformadoras”, afirma Agnaldo Benedito de Oliveira, membro do Conselho Estadual de Participação da Comunidade Negra.

A imagem mostra um palco com uma mesa coberta por uma toalha vermelha com motivos africanos. Na frente do palco, há várias pessoas sentadas em cadeiras, e duas bandeiras com retratos e nomes de figuras históricas são visíveis atrás do palco. A atmosfera parece ser formal, possivelmente um evento comemorativo ou uma conferência. A decoração e a presença de pessoas sugerem um evento relacionado à cultura ou história africana. A iluminação é focada no palco, criando um contraste com a escuridão da plateia. A imagem é clara e nítida, permitindo a observação de detalhes como os rostos das pessoas e os desenhos na toalha. A composição é simétrica, com a mesa no centro e as pessoas distribuídas de forma equilibrada em ambos os lados.
Conferencia realizada em 2021 em Piracicaba

SERVIÇO – 5ª Conferência Regional de Promoção da Igualdade Racial. No auditório da Secretaria Municipal de Educação (rua Cristiano Cleopath, 1902 – bairro Alemães). Sábado, 14/06, das 8h às 17h. Inscrições pelo link https://forms.gle/8HeBQqznATY7pHo57.


Secretarias e Outros órgãos

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao continuar navegando, você concorda com nossa política de privacidade.