A Prefeitura de Piracicaba participou ontem, quinta-feira, 11/04, da 12ª edição do Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora. A iniciativa do Sebrae busca identificar e valorizar conquistas locais das prefeituras de todo o Brasil que contribuem para um cenário nacional mais próspero, inclusivo e resiliente. A Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo (Semdettur) apresentou dois projetos e o prefeito Luciano Almeida recebeu o certificado de participação durante a cerimônia realizada ontem em São Paulo (SP).

Na categoria Simplificação & Fomento ao Empreendedorismo, foi apresentado o Programa Prefeitura Sem Papel, implantado pelo Executivo em agosto do ano passado, que permitiu à população acessar os serviços públicos por meio de uma plataforma digital, eliminou o uso impresso de papel nos processos administrativos, permitiu aos servidores públicos acessar, de forma simultânea, processos integrados entre as Secretarias, além da significativa melhora na tramitação dos processos administrativos, atualmente realizados de forma digital.

Na categoria Turismo & Identidade Territorial, foi apresentado o Programa de Desenvolvimento do Trade de Turismo de Piracicaba, que teve a articulação de uma série de ações que incluem a titulação como Município de Interesse Turístico, mapeamento de demandas dos eixos turísticos do município e capacitação da comunidade e empresariado local.

Gerente do Sebrae regional, Fabio Gerlach, prefeito Luciano Almeida e o secretário da Semdettur, Euclides Libardi

“A mudança da cultura analógica para a digital era uma das principais demandas do meu plano de governo, o que trouxe mais transparência e segurança nos serviços públicos, sem contar a economia significativa de recursos financeiros. Isso só mostra que nós estamos no caminho certo”, declarou o prefeito.

“A participação de Piracicaba foi muito importante pelo reconhecimento dos esforços feitos pela atual Administração e seus funcionários para a criação destes ambientes que proporcionarão aos munícipes agilidade e transparência nos ambientes de negócios da Prefeitura”, disse o secretário da Semdettur, Euclides Libardi.

“O resultado mostra o trabalho que a gestão do prefeito Luciano Almeida tem feito não só para os pequenos negócios, mas para as pessoas em geral. Quando se investe em simplificação, turismo, você beneficia todos as pessoas da cidade e de fora. E por conta disso, o Sebrae reconhece os benefícios que ações como essa podem proporcionar para todos, o investimento feito nas vocações de Piracicaba. O Prêmio reconhece essa movimentação de quem de fato faz acontecer”, comentou o gerente do Sebrae regional, Fabio Gerlach.

PRÊMIO – O Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora (PSPE) é um instrumento de reconhecimento, valorização e difusão de iniciativas inovadoras, protagonizadas por governos municipais (prefeitos, prefeitas, administradores e administradoras regionais) com vistas à melhoria do ambiente de negócios, ao fomento do empreendedorismo e ao desenvolvimento territorial.

Além de premiar boas práticas municipais, o PSPE tem o objetivo de estimular a inovação no Setor Público, contribuir para a ampliação das capacidades municipais, promover a aprendizagem e inspirar novos projetos e ideias, reforçando o papel do Sebrae de parceiro dos municípios.

A etapa estadual da 12ª edição do Prêmio teve a participação de mais de 200 prefeituras do Estado de São Paulo. Além de Piracicaba, outras oito cidades entre 17 da regional do Sebrae apresentaram projetos de participação no Prêmio.