A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semdes), em parceria com o Centro de Reabilitação, inicia nesta quinta-feira, 2, o Cadastramento das Pessoas com Deficiência (Camped).

Segundo a secretária municipal da Semdes, Maria Angélica Guercio, é a primeira vez que o cadastro ocorre em Piracicaba, e o objetivo é conhecer a fundo o perfil dessas pessoas e as suas reais necessidades, para que sejam definidas políticas públicas mais eficazes.

Uma equipe de sete entrevistadoras, identificadas com crachá, se distribuirá entre regiões do município para aplicar o formulário a 3.077 pessoas portadoras de deficiência ou responsáveis. Na região Norte, o levantamento será feito com 919 pessoas, na Oeste, com 830, na Sul, 553, na Leste, 429, no Centro, 239 e na região rural, 107.

As visitas poderão ser feitas, inclusive, aos finais de semana e feriados, de acordo com a disponibilidade dos entrevistados.

O questionário é composto por perguntas socioeconômicas e relacionadas à condição de vida do portador de deficiência (física, mental-intelectual e auditiva).

O Cadastro Único da Assistência Social traz informações sobre essas pessoas, mas não detalha as suas necessidades e dificuldades (onde estão, renda, se têm ligação com alguma entidade, se frequentam escola, entre outras perguntas feitas por meio do Camped).

A pesquisa de campo deve se estender até meados de novembro, e a expectativa é que o resultado final seja divulgado ainda neste ano.