A Prefeitura de Piracicaba esteve na programação do Workshop Pavimento Urbano de Concreto: Uma Solução Competitiva e Sustentável para as Cidades com o pacote de revitalização de 258 quilômetros de vias do município. O evento aconteceu em Nova Lima (MG) com a participação da secretária de Mobilidade Urbana, Trânsito e Transportes (Semuttran), Jane Franco, e o engenheiro Evandro Sotto, que apresentaram a análise dos resultados e o feedback da comunidade sobre o projeto, que é considerado referência para os municípios e estados na aplicação desta pavimentação.

O evento foi realizado pela Associação Brasileira de Cimento Portland (ABCP) e o Sindicato Nacional da Indústria do Cimento (SNIC) que levou para o debate exemplos e orientações sobre o emprego do pavimento de concreto em vias urbanas (PUC). Além do presidente da ABCP e SNIC, Paulo Camillo Penna, e o secretário de Obras e Serviços de Nova Lima, Marcelo Henriques Pinto, representando a prefeitura do município que recebeu o evento, o workshop teve a presença de especialistas na aplicação do pavimento de concreto nas cidades, e a Prefeitura de Piracicaba foi convidada como referência para falar sobre a pavimentação que está sendo feita no município.

Prefeitura de Piracicaba esteve na programação do Workshop Pavimento Urbano de Concreto, em Nova Lima, MG

“Foi uma honra representar nosso município neste workshop, pudemos levar nossa experiência colaborando com todos os presentes, gestores e técnicos, sobre essa inovação em Piracicaba. Além de todas as vantagens que o pavimento em concreto possui, destacamos o custo-benefício, pois teremos um material sem danos por no mínimo 20 anos, seguindo a tecnologia aplicada em outros países, que em média chegam a ter 65% das vias em concreto, o que demonstra a assertividade do projeto. É realmente um reconhecimento que perdurará gerações”, disse Jane Franco.

A aplicação do pavimento de concreto no município teve início em dezembro do ano passado pela rua Professor Benedito de Andrade, no Unileste, a primeira de 30 pontos do município que vão receber este tipo de pavimentação. Ao todo, cerca de 45km de avenidas e ruas da cidade com intenso fluxo de veículos foram contempladas, que fazem parte do pacote de recape que vai beneficiar 258 km de vias de Piracicaba com material asfáltico e de concreto.

Jane Franco e Evandro Sotto durante apresentação em Nova Lima sobre pavimento de concreto

A utilização deste tipo de pavimento de concreto em vias urbanas é uma tecnologia inovadora, que tem como uma das principais características a grande durabilidade – o que diminui o custo com a manutenção dos veículos e da própria malha asfáltica, além de outras características sustentáveis, como colaborar para redução da temperatura ambiente e por ser altamente refletora, diminuir a necessidade de iluminação pública.

Por ser um método inovador, poucas cidades do Brasil utilizam este tipo de pavimento, sendo mais comum em outros países como o Canadá, Chile, Argentina, Colômbia e EUA. Durante o workshop, foram citados alguns exemplos que foram acompanhados pela ABCP no país, entre eles os corredores de ônibus (BRTs) de Curitiba (PR), Recife (PE), Brasília (DF) e Rio de Janeiro (RJ), algumas vias e praças em São Paulo (SP), loteamentos em Campinas (SP) e vias de Vitória (ES), entre alguns outros.

Rua Joana D’Arc, no bairro Jardim Monumento, após a conclusão dos serviços de aplicação do pavimento de concreto

“Com o avanço tecnológico, o asfalto começa a ser substituído pelo concreto e, ao mesmo tempo, ajuda a melhorar as características do pavimento. Principalmente com a adição de macrofibras estruturais como reforço, o concreto fica durável e pode suportar cargas pesadas, mesmo com baixas espessuras, tornando-o ideal na construção de pavimentos urbanos, estradas e vicinais rurais. Por todas essas características, o concreto torna-se especialmente eficiente em áreas onde há necessidade de maior resistência e durabilidade, como em estruturas que suportam tráfego intenso e exigem baixa manutenção. Por essas razões, a substituição dos pavimentos de asfalto por pavimentos de concreto é uma tendência mundial, principalmente em razão do seu apelo tecnológico, sustentável, econômico e mais durável”, explica Sotto, engenheiro da Semuttran.

Até o momento, foram executados 20 km de pavimentação em concreto em Piracicaba, e a previsão é que até setembro seja concluída a primeira etapa de revitalização.

PAVIMENTAÇÃO EM CONCRETO – A pavimentação em concreto é muito comum em vias com tráfego intenso de veículos, incluindo os pesados, como em rodovias e estradas vicinais. O uso do PUC (Pavimento Urbano em Concreto) é considerado uma solução sustentável para a infraestrutura dos municípios por uma série de características.

Secretária Jane Franco e engenheiro Evandro Sotto da Semuttran fazem apresentação em MG sobre pavimentação em concreto

O pavimento em concreto tem uma vida útil de no mínimo 20 anos contra danos causados pelos impactos no pavimento, com o intenso tráfego de veículos. Apesar do custo ainda ser em torno de 5% mais alto de aplicação, pela longa durabilidade, em torno de 4 a 5 vezes mais que o pavimento asfáltico, reduz a necessidade de recorrentes manutenções (como tapa-buracos), que além de gerarem custos, são uma solução temporária. As manutenções são apenas para selagem das juntas, o que reduz os congestionamentos pelas interdições serem mais rápidas.

Por não ter uma característica flexível, a capacidade de resistência à deformação do concreto é 10 vezes maior que o do asfalto, não deformando quando há aceleração ou frenagem de veículos, além de provas de cargas dos veículos.

Pelo pavimento ser de uma cor mais clara, eles refletem melhor a luz (por exemplo, de faróis de veículos), permitindo uma economia de 30 a 60% de energia elétrica na iluminação pública e na sinalização. O tom mais claro também dá melhor visibilidade aos motoristas, com até 30% a mais de reflexão de luz.

Equipe atua com reciclagem e tratamento de solo para receber pavimento de concreto na avenida Rio Claro

A superfície clara também contribui para a redução da temperatura ambiente (cerca de 5º C), e como consequência, diminui os gastos com ar-condicionado, reduzindo a poluição ambiental. A redução chega a até 17º C na temperatura medida na superfície do pavimento de concreto em relação àquelas medidas na superfície de pavimentos asfálticos (mais utilizadas em áreas urbanas).

WORKSHOP – O evento foi realizado em maio com a participação de cerca de 80 pessoas. Além da abertura pelo presidente da ABCP e SNIC, e o secretário de Obras e Serviços de Nova Lima, o engenheiro Lincoln Raydan, gerente da Regional MG da ABCP, fez uma apresentação sobre o “PUC – Uma solução sustentável para a infraestrutura das Cidades”, destacando sua aplicabilidade.

Carlos Bassamino, da R9-Pro, falou sobre “Projeto e execução do Pavimento de Concreto com Fibras Sintéticas” e Gustavo Fonseca, da MC Bauchemie, apresentou a palestra “Agente de Cura para o Pavimento Urbano de Concreto”. O encontro foi concluído a apresentação do engenheiro Evandro Sotto e a secretária Jane Franco Oliveira, da Semuttran, sobre o “Case PUC / Piracicaba-SP: Impacto das obras, análise dos resultados e feedback da comunidade”.