A Prefeitura de Piracicaba esteve na programação do Workshop Pavimento Urbano de Concreto: Uma Solução Competitiva e Sustentável para as Cidades com o pacote de revitalização de 258 quilômetros de vias do município. O evento aconteceu em Nova Lima (MG) com a participação da secretária de Mobilidade Urbana, Trânsito e Transportes (Semuttran), Jane Franco, e o engenheiro Evandro Sotto, que apresentaram a análise dos resultados e o feedback da comunidade sobre o projeto, que é considerado referência para os municípios e estados na aplicação desta pavimentação.
O evento foi realizado pela Associação Brasileira de Cimento Portland (ABCP) e o Sindicato Nacional da Indústria do Cimento (SNIC) que levou para o debate exemplos e orientações sobre o emprego do pavimento de concreto em vias urbanas (PUC). Além do presidente da ABCP e SNIC, Paulo Camillo Penna, e o secretário de Obras e Serviços de Nova Lima, Marcelo Henriques Pinto, representando a prefeitura do município que recebeu o evento, o workshop teve a presença de especialistas na aplicação do pavimento de concreto nas cidades, e a Prefeitura de Piracicaba foi convidada como referência para falar sobre a pavimentação que está sendo feita no município.
“Foi uma honra representar nosso município neste workshop, pudemos levar nossa experiência colaborando com todos os presentes, gestores e técnicos, sobre essa inovação em Piracicaba. Além de todas as vantagens que o pavimento em concreto possui, destacamos o custo-benefício, pois teremos um material sem danos por no mínimo 20 anos, seguindo a tecnologia aplicada em outros países, que em média chegam a ter 65% das vias em concreto, o que demonstra a assertividade do projeto. É realmente um reconhecimento que perdurará gerações”, disse Jane Franco.
A aplicação do pavimento de concreto no município teve início em dezembro do ano passado pela rua Professor Benedito de Andrade, no Unileste, a primeira de 30 pontos do município que vão receber este tipo de pavimentação. Ao todo, cerca de 45km de avenidas e ruas da cidade com intenso fluxo de veículos foram contempladas, que fazem parte do pacote de recape que vai beneficiar 258 km de vias de Piracicaba com material asfáltico e de concreto.
A utilização deste tipo de pavimento de concreto em vias urbanas é uma tecnologia inovadora, que tem como uma das principais características a grande durabilidade – o que diminui o custo com a manutenção dos veículos e da própria malha asfáltica, além de outras características sustentáveis, como colaborar para redução da temperatura ambiente e por ser altamente refletora, diminuir a necessidade de iluminação pública.
Por ser um método inovador, poucas cidades do Brasil utilizam este tipo de pavimento, sendo mais comum em outros países como o Canadá, Chile, Argentina, Colômbia e EUA. Durante o workshop, foram citados alguns exemplos que foram acompanhados pela ABCP no país, entre eles os corredores de ônibus (BRTs) de Curitiba (PR), Recife (PE), Brasília (DF) e Rio de Janeiro (RJ), algumas vias e praças em São Paulo (SP), loteamentos em Campinas (SP) e vias de Vitória (ES), entre alguns outros.
“Com o avanço tecnológico, o asfalto começa a ser substituído pelo concreto e, ao mesmo tempo, ajuda a melhorar as características do pavimento. Principalmente com a adição de macrofibras estruturais como reforço, o concreto fica durável e pode suportar cargas pesadas, mesmo com baixas espessuras, tornando-o ideal na construção de pavimentos urbanos, estradas e vicinais rurais. Por todas essas características, o concreto torna-se especialmente eficiente em áreas onde há necessidade de maior resistência e durabilidade, como em estruturas que suportam tráfego intenso e exigem baixa manutenção. Por essas razões, a substituição dos pavimentos de asfalto por pavimentos de concreto é uma tendência mundial, principalmente em razão do seu apelo tecnológico, sustentável, econômico e mais durável”, explica Sotto, engenheiro da Semuttran.
Até o momento, foram executados 20 km de pavimentação em concreto em Piracicaba, e a previsão é que até setembro seja concluída a primeira etapa de revitalização.
PAVIMENTAÇÃO EM CONCRETO – A pavimentação em concreto é muito comum em vias com tráfego intenso de veículos, incluindo os pesados, como em rodovias e estradas vicinais. O uso do PUC (Pavimento Urbano em Concreto) é considerado uma solução sustentável para a infraestrutura dos municípios por uma série de características.
O pavimento em concreto tem uma vida útil de no mínimo 20 anos contra danos causados pelos impactos no pavimento, com o intenso tráfego de veículos. Apesar do custo ainda ser em torno de 5% mais alto de aplicação, pela longa durabilidade, em torno de 4 a 5 vezes mais que o pavimento asfáltico, reduz a necessidade de recorrentes manutenções (como tapa-buracos), que além de gerarem custos, são uma solução temporária. As manutenções são apenas para selagem das juntas, o que reduz os congestionamentos pelas interdições serem mais rápidas.
Por não ter uma característica flexível, a capacidade de resistência à deformação do concreto é 10 vezes maior que o do asfalto, não deformando quando há aceleração ou frenagem de veículos, além de provas de cargas dos veículos.
Pelo pavimento ser de uma cor mais clara, eles refletem melhor a luz (por exemplo, de faróis de veículos), permitindo uma economia de 30 a 60% de energia elétrica na iluminação pública e na sinalização. O tom mais claro também dá melhor visibilidade aos motoristas, com até 30% a mais de reflexão de luz.
A superfície clara também contribui para a redução da temperatura ambiente (cerca de 5º C), e como consequência, diminui os gastos com ar-condicionado, reduzindo a poluição ambiental. A redução chega a até 17º C na temperatura medida na superfície do pavimento de concreto em relação àquelas medidas na superfície de pavimentos asfálticos (mais utilizadas em áreas urbanas).
WORKSHOP – O evento foi realizado em maio com a participação de cerca de 80 pessoas. Além da abertura pelo presidente da ABCP e SNIC, e o secretário de Obras e Serviços de Nova Lima, o engenheiro Lincoln Raydan, gerente da Regional MG da ABCP, fez uma apresentação sobre o “PUC – Uma solução sustentável para a infraestrutura das Cidades”, destacando sua aplicabilidade.
Carlos Bassamino, da R9-Pro, falou sobre “Projeto e execução do Pavimento de Concreto com Fibras Sintéticas” e Gustavo Fonseca, da MC Bauchemie, apresentou a palestra “Agente de Cura para o Pavimento Urbano de Concreto”. O encontro foi concluído a apresentação do engenheiro Evandro Sotto e a secretária Jane Franco Oliveira, da Semuttran, sobre o “Case PUC / Piracicaba-SP: Impacto das obras, análise dos resultados e feedback da comunidade”.