Piracema de Sabores une presente e futuro da alimentação no Varejão da Paulista
Evento realizado pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente, em parceria com a Fatec, é realizado duas vezes ao ano
Cerveja com soro de leite, brownie com abobrinha, bebida proteica com proteína de arroz e ervilha, bolo de casca de abóbora com brigadeiro de abóbora, pãozinho de cabotia com goiabada, salame de carne de cordeiro e, claro, a famosa e tradicional pamonha. Quem esteve no espaço do Varejão da Paulista na manhã de hoje, terça-feira, 02/06, pôde viajar experimentando alimentos que têm em comum entre seus criadores a busca pela inovação sem deixar de lado o sabor em mais uma edição da Piracema de Sabores.

O evento, realizado pela Prefeitura de Piracicaba, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente, expôs produtos com o Selapir (Selo Local de Alimentos de Piracicaba), iniciativa que identifica e valoriza alimentos produzidos no município, e incluiu a 17ª edição da Alimentec, mostra organizada pela Fatec Piracicaba, parceira do evento, que apresentou projetos desenvolvidos pelos alunos do curso Superior de Tecnologia em Alimentos.
O secretário de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente, Mauricio Perissinotto, prestigiou o Piracema de Sabores. “Unimos o futuro, representado pelos alunos da Fatec que desenvolvem novos alimentos, com o presente, que são os produtores locais, que têm o Selapir, selo criado pela Secretaria, que incentiva o consumo de produtos locais de qualidade. Com esse evento, realizado duas vezes ao ano, todos ganham: alunos, produtores e a população”, ressalta.
A diretora da Fatec, Maria Helena Bernardo Marini, comemorou a parceria entre a instituição de ensino e o poder público. “Essa experiência da Alimentec com a Piracema de Sabores é um grande sucesso. A parceria, tanto para a Fatec, quanto para produtores e governo é o tripé que a gente precisa para o desenvolvimento da cidade”, destaca.
INOVAÇÃO – Os alunos da Fatec trouxeram muitas novidades para o evento com a 17ª edição da Alimentec. Uma delas foi as cervejas American IPA (india pale ale) e witbier feitas com soro de leite. As responsáveis pela pesquisa são a professora Daniela Defavari do Nascimento e sua orientada Beatriz Mitiko Suzuki. “As cervejas são feitas substituindo em 25% o conteúdo de água potável necessário no processo de brassagem pelo soro de leite. Com isso conseguimos uma cerveja com o dobro do teor proteico da convencional e damos uso mais adequado para o subproduto da indústria de laticínios”, explica Daniela.

TRADIÇÃO – No Piracema de Sabores também teve lugar para os produtos tradicionais, reconhecidos com o Selo Selapir, como embutidos, queijos e a pamonha da D´Fran, pamonharia da Francine Tavares de Souza, que funciona na Fumep (Fundação Municipal de Ensino de Piracicaba) e vai representar Piracicaba no Revelando SP em Americana, em agosto. “O evento, além de estar se tornando uma tradição, abre portas como networking. É muito bom para a comunicação, a venda. È importante para os nossos negócios”, avalia Francine.
