O Pelotão Ambiental da Guarda Civil resgatou na manhã de hoje, 12/07, por meio do Disk Animal, uma égua na comunidade Alta Esperança. A equipe chegou ao local após denúncia feita ao Pelotão Ambiental e foi informada pelo proprietário que o animal estava com cólica e tinha recebido os primeiros socorros. Os guardas não detectaram sinais de maus-tratos no animal.

Equipes da Guarda Civil, Polícia Civil e Núcleo de Bem-Estar animal atende ocorrência

O coordenador do Núcleo de Bem Estar Animal da Prefeitura, o veterinário Matheus Ferreira dos Santos, também esteve no local. De acordo com Santos, o animal tomará soro, pois a suspeita é de que passou mal devido à cólica. "Não há sinais de maus tratos, mas desconhecimento do tutor sobre a forma correta de medicar o animal", disse. A égua foi resgatada com um caminhão guindaste cedido pela Prefeitura, já que não conseguia ficar em pé, e foi levada ao Disk Animais, onde receberá tratamento e passará por uma avaliação veterinária. Se a égua for recuperada, ela será integrada ao plantel do Disk Animais e será adotada.

DISK ANIMAIS – O Disk Animais integra o Pelotão Ambiental da Guarda Civil de Piracicaba e atende denúncias de animais de grande porte soltos em via pública ou animais que tem maus-tratos, cuja constatação ou não é feita por médico veterinário. Os animais recolhidos ficam no recinto do Disk Animais, que tem um médico veterinário à disposição mesmo que à distância e três tratadores cedidos pela Secretaria Municipal de Defesa do Meio Ambiente, além da equipe de guardas que atende as ocorrências.