A segunda edição do Pedala Pira, realizado no último domingo, 09/06, bateu recorde de participantes, registrando mais de 1.000 inscritos. O passeio ciclístico, que percorre os principais pontos turísticos de Piracicaba, teve ainda apresentações musicais, food trucks e o sorteio de seis bikes. O evento gratuito é uma iniciativa da Prefeitura de Piracicaba, por meio da Diretoria de Turismo da Semdettur (Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo), e este ano, integrou a programação da Simapira (Semanas Integradas de Meio Ambiente de Piracicaba).

Ciclistas fizeram percurso de 12 km por pontos turísticos da cidade no Pedala Pira

O percurso da segunda edição teve concentração às 8h no Engenho Central e largada às 9h, passando por alguns dos principais pontos turísticos da cidade, como a Casa do Povoador, Passarela Pênsil, Museu da Água, Casarão do Turismo e o Elevador Alto do Mirante. O passeio somou 12 quilômetros, com a chegada também no Engenho Central.

Além de Piracicaba, o Pedala Pira teve participantes de Americana, Santa Bárbara d’Oeste, Limeira e Capivari. Buscando incentivar a solidariedade e a inclusão, esta edição também contou com um intérprete de Libras, para auxiliar as pessoas com deficiência auditiva, e por mais um ano recebeu doações de leite. Ao todo, foram arrecadados 335 litros de leite, que serão doados para o projeto Pira Sem Fome do Fundo Social de Solidariedade de Piracicaba (Fussp).

Pedala Pira 2024 teve recorde de participantes com mais de 1000 inscritos

No Engenho, os participantes aproveitaram os food trucks e as atrações musicais. A abertura do evento foi feita pela banda itinerante Máfia do Jazz e a programação se encerrou com o samba de Aninha Barros. “O segundo Pedala Pira foi um sucesso com pessoas de todas as idades e de várias cidades da região. A organização desse tipo de evento é bastante trabalhosa, por isso é muito gratificante ver o público se divertindo”, comentou a diretora de Turismo, Alessandra Freire.

TODOS DE BIKE – O passeio teve a participação de ciclistas de todas as idades, crianças, famílias e até pets. Carolina Prado veio acompanhada de Maya, sua cachorra de três anos, que estava toda estilosa usando óculos escuro. Para levá-la no passeio, Carolina usou uma mochila própria para transportar animais e conseguiu carregá-la nas costas durante todo o percurso.

Carolina Prado com a cachorra Maya no Pedala Pira 2024

Essa foi a primeira vez que ela participou do evento e contou que ela e Maya estão ansiosas para participar novamente. “Foi muito emocionante participar do Pedala Pira, um evento que envolveu inclusão e respeito, onde pude vivenciar bons momentos e fazer novos amigos amantes do esporte. A organização deu um show!”

Victor Aoki é praticante de gravel, modalidade de ciclismo que percorre estradas de vários tipos (da terra ao asfalto), e deu uma pausa nas aventuras mais radicais para fazer o passeio ao lado da esposa, Nieli Borges. O evento foi muito bem organizado, com toda a infraestrutura necessária pré e pós-evento! Com direito a show e alimentação! Adoramos a iniciativa”, aprovou.

Victor Aoki com a esposa Nieli Borges no Pedala Pira

SOLIDARIEDADE – Como resultado do evento, o Fundo Social de Solidariedade de Piracicaba (Fussp) recebeu 335 litros de leite arrecadados no Pedala Pira. Os itens foram entregues na sede do Banco de Alimentos, que destina alimentos a famílias em situação de vulnerabilidade social e insegurança alimentar atendidas pelos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS).

Para Cássia Del Tio, assistente social da Central de Projetos do Fussp, essa arrecadação possibilita ao Banco de Alimentos suprir uma demanda contínua de itens básicos. “Os CRAS e as organizações sociais que fazem refeições diárias ou montam cestas básicas necessitam de itens como litros de leite. Então, esse tipo de doação é sempre muito bem-vindo”, destacou.

Fussp recebeu 335 litros de leite arrecadados no Pedala Pira

EVENTO – O Pedala Pira tem como objetivo incentivar o uso da bike como meio de transporte e sustentabilidade, oferecendo lazer e integração social, além de fomentar o turismo e o comércio do município.

A realização é da Prefeitura de Piracicaba, por meio da Diretoria de Turismo, da Semdettur, com o apoio da Selam (Secretaria de Esportes, Lazer e Atividades Motoras), Semuttran (Secretaria de Mobilidade Urbana, Trânsito e Transportes), Semozel (Secretaria de Obras e Zeladoria), Semac (Secretaria de Cultura) e GCM (Guarda Civil Metropolitana). Em 2024, o evento teve patrocínio da Acipi (Associação Comercial e Industrial de Piracicaba), Cevada Pura e Green Fish.

Pedala Pira reuniu diversas atrações para ciclistas no Engenho Central

Como parte da programação da Simapira nesta edição, o evento busca incentivar a mobilidade sustentável. A Semanas Integradas de Meio Ambiente de Piracicaba (Simapira) acontece durante todo o mês de junho, também como forma de celebrar o Dia do Meio Ambiente (05/06), com o objetivo de otimizar esforços, mobilizar pessoas e fortalecer reflexões e práticas sobre as questões socioambientais locais e globais. A programação tem a participação de mais de 20 instituições, incluindo a Prefeitura, e pode ser acessada no endereço: https://x.gd/eBYsD.