Marcando o início da programação de aniversário de 255 anos de Piracicaba, ontem, domingo, 31/07, ocorreu o segundo passeio ciclístico da campanha Lonjura que Salva Vidas, promovida pela Prefeitura, por meio Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana, Trânsito e Transportes (Semuttran). A ação, que foi organizada pelo Bike Hotel, contou com cerca de 100 participantes, entre adultos e crianças.

A campanha Lonjura que Salva Vidas foi lançada em maio, durante o movimento Maio Amarelo, e é voltada para conscientizar a todos no trânsito sobre a distância de 1,5 metro durante ultrapassagem de ciclistas. “Promover a segurança dos ciclistas é sinônimo de tornar nosso trânsito mais responsável e mais humano, por isso convidamos a todos para que participem dos próximos passeios ciclísticos, que devem ocorrer todo último domingo de cada mês”, afirma Jane Franco de Oliveira, titular da Semuttran.

A corretora de seguros Tainá Faggin participou do passeio ciclístico junto com o marido, Diego Faggin, e o filho Arthur, de 6 anos | Foto: Isabela Borghese/CCS

O roteiro do passeio ciclístico foi de aproximadamente 12 Km. Os participantes passaram por diversas vias e a maior parte do trajeto contou com ciclofaixas. Agentes de trânsito da Semuttran acompanharam todo o percurso e o ônibus da empresa TUPi adesivado alusivo à campanha também marcou presença.

A corretora de seguros Tainá Faggin participou do passeio ciclístico junto com o marido, Diego Faggin, e o filho Arthur, de 6 anos, que já pedala há dois anos. Eles aprovaram a iniciativa tanto para juntar a família quanto para aproveitar a cidade de outras formas. “Acho muito importante essa iniciativa. Nossa cidade é muito grande e trazer a questão da segurança para que a gente possa usufruir da cidade onde a gente mora é muito importante”, conta Tainá.

Para Márcio Ricardo Santos Piccoli, o passeio ciclístico também é muito bom para fazer novas amizades e conhecer as belezas da cidade | Foto: Isabela Borghese/CCS

Márcio Ricardo Santos Piccoli, 44 anos, auxiliar administrativo, explica que o passeio ciclístico também é muito bom para fazer novas amizades e conhecer as belezas da cidade. Ele sempre anda de bicicleta e lembra que o mote da campanha Lonjura que Salva vidas é essencial. “Os motoristas manterem uma distância da bicicleta é uma segurança para nós, ciclistas”, avalia.

PARCERIAS – As secretarias municipais de Esportes, Lazer e Atividades Motoras (Selam), de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo (Semdettur) e de Saúde apoiam a campanha Lonjura que Salva Vidas.

Passeio ciclístico faz parte da programação de aniversário da cidade | Foto: Isabela Borghese/CCS

Também são parceiros da campanha o XV de Piracicaba, que empresta o mascote Nhô Quim – com artes do chargista Luiz Marangoni – como representante da ação nas artes, a empresa TUPi Transportes e grupos de ciclistas e empresas do setor, como Bike Hotel, Mais Ciclovias, Blink Bikes, S2 Bike Shop, Sport Bike, Visual Bike, Pada Bike e Seguralta.