Lubia Maciel Ramos foi uma das primeiras pessoas a utilizar a cabine de telemedicina

No seu primeiro turno de funcionamento, o projeto-piloto da cabine de telemedicina recebeu nove pacientes com risco de saúde considerados menos graves – classificados como verde ou azul – na UPA Piracicamirim. Iniciado ontem, 17/04, quem utilizou o novo sistema aprovou a iniciativa da Prefeitura de Piracicaba, como foi o caso de Lucimar de Fátima Batista Beraldo, ajudante de produção, que fez uso da nova tecnologia. “Foi minha primeira experiência com a telemedicina e me surpreendeu muito positivamente. Ajudou bastante já que meu atendimento foi bem rápido e não fiquei esperando muito tempo. Nessa consulta por videochamada o médico me atendeu muito bem, com calma, me senti muito bem acolhida. Ter este serviço oferecido no SUS mostra a preocupação em melhorar o atendimento ao paciente”, enfatizou.

Juliana e Heloísa Figueiredo Bergara, mãe e filha respectivamente, foram até a UPA Piracicamirim apresentando sintomas gripais leves e também elogiaram o novo conceito de atendimento. “Imaginei que este tipo de atendimento só acontecia na rede particular e não no SUS. A minha primeira experiência foi muito positiva, principalmente pelo fato de documentos como receituário médico e atestados serem todos digitais, o que facilita a nossa vida”, disse Juliana que é assistente de vendas.

Lucimar de Fátima Batista Beraldo aprovou a oferta do serviço de telemedicina junto a UPA Piracicamirim

“É uma surpresa positiva ver esta tecnologia aqui para os pacientes da rede pública. Para mim o diferencial foi o atendimento do médico que foi calmo, explicou tudo sobre meus sintomas e recuperação, além de estar disponível para nova consulta que posso realizar de casa, pelo meu celular, por meio do aplicativo Pira Cidadão”, completou a filha Heloísa, estudante do ensino médio.

Também com sintomas gripais leves, Lubia Maciel Ramos destacou a praticidade do atendimento. “Não conhecia esta tecnologia. Gostei muito da agilidade no atendimento, na realização do cadastro e agendamento para a consulta na cabine, bem como o de ter atestado médico e receita dos medicamentos de forma digital e online. Aprovo este atendimento e indico para as pessoas que tenham sintomas mais leves que façam essa consulta. Numa próxima vez eu já vou usar o atendimento pelo meu celular, da minha casa, sem precisar enfrentar fila aqui na UPA”, completou.

Augusto Muzilli Júnior, secretário de Saúde, destacou que o projeto é novo e, em breve, toda a população fará uso desta nova tecnologia. “É uma ação nova, antes restrita apenas a planos de saúde privados e que agora estamos oferecendo a toda população no Sistema Único de Saúde de Piracicaba. Aos poucos a população vai conhecendo este novo conceito que veio para agilizar o atendimento em saúde da cidade”.

PROJETO-PILOTO – A cabine de telemedicina instalada na UPA Piracicamirim tem a intenção de oferecer ao paciente – considerado menos grave, classificado nas cores azul e verde – um atendimento individual mais ágil em um consultório móvel instalado na recepção da UPA, assim proporcionando maior fluidez ao atendimento das urgências e emergências classificadas como amarelo, laranja e vermelho.

Cabine de Telemedicina está funcionando na recepção da UPA Piracicamirim

O atendimento será de segunda a sexta-feira, das 17h às 8h, aos sábados, domingos e feriados 24h/dia, nos mesmos moldes da telemedicina convencional – baseado no conceito de ofertar mais comodidade e segurança aos pacientes, que podem cuidar da saúde sem precisar sair de casa e com menos tempo de espera – implantada no mês passado na rede municipal de saúde.

COMO UTILIZAR – Na recepção da UPA estará um servidor da Prefeitura e outro da cabine que darão as devidas orientações e suporte na utilização do novo serviço que será acessado por meio do cartão Pira Cidadão.

Ao chegar à UPA Piracicamirim, antes de retirar uma senha para atendimento convencional, o paciente será acolhido por um técnico de enfermagem que oferecerá o novo serviço caso ele se encaixe no perfil deste atendimento. O paciente, concordando em utilizar a cabine de telemedicina, será recepcionado por um funcionário da cabine que explicará como acessar o serviço por meio do cartão Pira Cidadão.

Neste caso, com o cartão será feito o primeiro acesso – para cadastramento do paciente e abertura de ficha –, em seguida agendado seu atendimento para a cabine. Assim que solicitado, o paciente entra na cabine e faz a sua consulta com médico clínico geral ou pediatra, em caso de crianças; após devido diagnóstico e liberação do paciente, a receita com a prescrição de medicamentos, atestado médico e encaminhamento para especialidade ou exame laboratorial – a ser realizado na unidade básica de saúde de referência quando solicitado – fica disponível imediatamente no aplicativo do cartão Pira Cidadão, de forma online.

Em um segundo caso, quando o paciente não tem o cartão Pira Cidadão, poderá fazê-lo imediatamente com as equipes do cartão que estarão na UPA para o devido credenciamento. Neste caso é necessária a apresentação de um documento de identificação pessoal com foto atual (RG e CPF ou CNH), telefone celular e e-mail (válidos), e comprovante de endereço (CEP). Após o credenciamento, é gerado um cartão virtual provisório e o paciente já pode acessar a cabine e agendar seu atendimento conforme já descrito.

É importante lembrar que, durante a consulta, caso o médico entenda ser necessário um atendimento presencial de urgência, subindo sua classificação de risco – de menos grave para grave – o paciente será encaminhado para a equipe da UPA com a devida classificação de risco e aguardará ser chamado.