Portal do Município de Piracicaba

Outubro Rosa: Semae promove palestra e troca de experiências sobre saúde da mulher

Iniciativa destacou a importância do autocuidado e da detecção precoce do câncer de mama entre as servidoras da autarquia

Por e-iponte / Publicado em 19/10/2026
Tempo de leitura: 5 minutos.

Na manhã de hoje, segunda-feira, 19/10, o Semae (Serviço Municipal de Água e Esgoto) Piracicaba promoveu uma palestra sobre Saúde da Mulher, em celebração ao Outubro Rosa, mês de conscientização sobre o câncer de mama. Cerca de 60 servidoras e servidores participaram da atividade, organizada pela Gerência de Recursos Humanos da autarquia, com apoio da Secretaria Municipal de Saúde, por meio do CESM (Centro Especializado em Saúde da Mulher).

Perspetiva lateral e aproximada do mesmo encontro, mostrando as participantes sentadas em cadeiras dispostas em semicírculo. A palestrante em pé interage e conduz a conversa num ambiente amplo com grande cobertura de teto metálico.
Palestra sobre outubro rosa e saúde da mulher reuniu mais de 50 servidoras do Semae


Liliane Almeida Silva, gerente de Recursos Humanos do Semae, enfatizou que este mês é uma oportunidade crucial “para informar sobre a detecção precoce do câncer, o que pode salvar vidas, destacando que a conscientização sobre o câncer de mama é fundamental, já que é uma das principais causas de morte entre mulheres”.
Marcela Buoro, enfermeira e coordenadora do CESM (Centro Especializado em Saúde da Mulher), da Secretaria Municipal de Saúde, destacou que a informação é a ´alma do negócio´ quando o assunto é saúde, principalmente, da mulher. “Hoje a gente clica e acha informação de tudo. Mas como isso se aplica na minha vida, qual a importância dessas informações, a gente só consegue na conversa, falando com o profissional, sobre autoconhecimento, de ouvir os sinais que o nosso corpo dá. Se eu tiver minha formação segura, técnica e responsável, vou conseguir ajudar outras pessoas. Falar sobre a saúde da mulher não deve ser pauta somente no Outubro Rosa, é para ser o ano inteiro, para saber olhar para nossa saúde, reconhecer o nosso corpo e procurar ajuda quando a gente notar alguma alteração”, afirmou.

Uma vista do fundo de um auditório iluminado onde dezenas de servidoras e colaboradores acompanham uma apresentação sobre a prevenção do cancro de mama. À frente, a palestrante veste uma t-shirt cor-de-rosa perto de um ecrã e de uma faixa informativa.
Palestra sobre outubro rosa e saúde da mulher reuniu mais de 50 servidoras do Semae

EXPERIÊNCIA – Na oportunidade, a servidora pública e educadora física Ariane Pizzol veio até o Semae compartilhar um pouco da sua experiência de vida após cura de um câncer de mama e destacou que a conversa e troca de experiências foi um dos pilares mais importantes da sua recuperação. Ela conta que foi diagnosticada aos 48 anos com câncer de mama e fez a mastectomia total bilateral. Ela teve uma infecção generalizada, ficou alguns dias na UTI e depois no hospital até se recuperar. Foi no hospital que ela conheceu o grupo Amigas da Onça. “Conheci o Amigas da Onça de Piracicaba em janeiro de 2025 e hoje eu sou uma onça. Se não fosse o acolhimento delas, a troca de experiências e as atividades que realizam, meu tratamento e minha recuperação não teriam sido tão positivos”, lembra.
O grupo Amigas da Onça foi criado em 2014 e é formado por pacientes e ex-pacientes do Cecan (Centro do Câncer) da Santa Casa de Piracicaba que, com bom humor e companheirismo, transformaram a dor inicial provocada pelo câncer em força, graça, beleza e música, levando mensagens de superação para que outras mulheres também possam encontrar alento, fé e esperança diante do diagnóstico da doença.

A palestrante, vestindo uma t-shirt rosa e calças escuras, fala de pé no centro da sala a partilhar o seu testemunho perante a plateia compenetrada. Ao fundo, observam-se um ecrã de suporte visual e um painel sobre o Outubro Rosa.
Ariane Pizzol falou sobre sua experiência após vencer o câncer de mama

A participação no grupo faz com que ela permanece ativa em campanhas de conscientização. “Não somos uma ONG, mas estamos sempre ajudando as pessoas, principalmente mulheres. Atualmente temos uma campanha de coleta de tampinhas plásticas que são vendidas e convertidas em material para confecção de próteses externas de manta (acrílica e de polipropileno virgem) e também almofadinha de coração pra ajudar colocando embaixo do braço, na cintura, pra mulher que tem dor”, completou.

“Estar aqui no Semae e compartilhar com servidoras e servidores as minhas experiências é muito especial para mim e muito importante para eles. Espero que isso ajude a todos futuramente”.

A página do Instagram do grupo é @amigasdaoncapiracicaba.

Fotografia coletiva com todos os participantes e organizadores do evento reunidos e a sorrir para a câmara, muitos dos quais vestem peças de roupa cor-de-rosa. Ao centro e em primeiro plano, exibem-se materiais informativos, mimos e almofadas temáticas.
Ação alusiva ao Outubro Rosa reuniu mais de 50 servidoras do Semae


Secretarias e Outros órgãos

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao continuar navegando, você concorda com nossa política de privacidade.