Plenária do OP, no CRAS Mário Dedini

Moradores da região Norte se mobilizaram na segunda e terça-feira, dias 06 e 07/06, no centro comunitário do Parque Piracicaba (Balbo) e CRAS Mário Dedini, respectivamente, para acompanharem as plenárias do Orçamento Participativo. O primeiro dia contabilizou a presença de 19 participantes, que apresentaram 28 demandas. No segundo dia estiveram presentes 37 pessoas, que apresentaram 37 demandas. A região Norte é formada por 31 bairros.

Representando o Executivo, estavam presentes as secretárias municipais de Mobilidade Urbana, Trânsito e Transportes (Semuttran), Jane Franco Oliveira; e de Assistência e Desenvolvimento Social (Smads), Euclídia Fioravante. O vereador Gustavo Pompeo também participou na plenária de terça-feira.

Entre as demandas apresentadas pela região Norte constam melhorias na rotatória que dá acesso aos bairros Parque Piracicaba e Vale do Sol; intensificar a fiscalização e notificar os moradores que costumam jogar lixo em áreas públicas do Parque Piracicaba; construção de uma praça de alimentação e centro comercial no Condomínio Residencial Parque Piracicaba; inauguração de uma unidade de saúde da família no Condomínio Residencial Parque Piracicaba e corte de mato no acesso de entrada dos bairros São Matheus e Vale do Sol.

Plenária no centro comunitário do Parque Piracicaba (Balbo)

Também foram reivindicadas reforma do centro comunitário e término do campo de futebol do Jardim Gilda; reforma do piso da unidade de saúde do Vila Fátima; reforma da área de lazer do Jardim Diamante; reforma do varejão municipal do Mário Dedini; melhoria da iluminação na área verde ao lado do Sesi; reforma do campo do Mário Dedini; construção de quadra poliesportiva substituindo o campo de areia localizado na rua José Pires de Godoy; área para instalação futura de uma cooperativa de recicladores; reforma do centro comunitário/varejão do Santa Rosa; ecoponto para a região do Santa Rosa; manutenção e reforma do Centro Cultural, localizado entre a rua Maria do Carmo Zem da Silva e a rua Jorge Hadad Dib, no Jardim Boa Esperança, e realização de corte de mato, limpeza, pintura e colocação de iluminação na quadra de esporte localizada na rua Cupuaçu, esquina com a rua Francisco de Assis Panssiera, no Boa Esperança.

RECONHECIMENTO – Assim como nas plenárias já realizadas, a população reconheceu a importância estratégica do OP, que pode viabilizar melhorias para os bairros, com base nos pedidos apresentados, que abrange diversas áreas, como segurança, saúde, saneamento, meio ambiente, abastecimento e mobilidade viária.

Jonathan Amaral estava satisfeito por participar. "Quero me inteirar dos principais problemas dessa região", disse. Morador do Altos do Piracicaba, entende que a segurança é uma das principais carências do bairro.

Jonathan Amaral participou pela primeira vez de uma reunião do OP

Integrante da Associação de Surdos de Piracicaba, Regiane Visentim fez questão de estar presente na reunião no centro comunitário do Parque Piracicaba. "Quis aproveitar a oportunidade para apresentar uma demanda que acho importante, que é a colocação de intérpretes de libras, principalmente nas escolas municipais e unidades de saúde".

Regiane Visentim- representante da Associação de Surdos de Piracicaba

Presente na plenária que aconteceu no CRAS Mário Dedini, Leoá Santos Guirao, 27 anos, já participou de várias reuniões do OP e citou duas demandas, que segundo ela, são necessárias ao bairro, que são a reforma da Unidade Básica de Saúde (UBS) 2 do Mário Dedini e a vinda do projeto Areninha, da Secretaria de Esportes, Lazer e Atividades Motoras, para ampliar as oportunidades no bairro.

Leoá Santos Guirao- moradora do Mário Dedini

Participando pela primeira vez de uma plenária do OP, Daniel Nascimento, 16 anos, morador do Mário Dedini, disse que ainda está procurando entender melhor como funciona esse sistema. Atento às falas de líderes comunitários e moradores de bairros da região, não teve dúvidas quando perguntado sobre a demanda necessária para aquela região, citando a construção de um novo campo de futebol.

Daniel Nascimento, morador do Mário Dedini, reinvindica mais opções de lazer

SERVIÇO – As reuniões, coordenadas pela Secretaria Municipal de Governo, estão abertas à participação da população e acontecem sempre às 19h e têm por objetivo manter contato com a comunidade, associações, entidades civis organizadas, no sentido de coletar demandas sobre investimentos, manutenção e serviços públicos.

Caso as demandas apresentadas na plenária tenham algum aditamento ou acréscimo, o participante poderá encaminhar os respectivos acréscimos, até cinco dias úteis após a data de realização da plenária, à Secretaria Municipal de Governo ou à Coordenação Paritária do Conselho Municipal do Orçamento Participativo, por intermédio de ofício/carta ou e-mail comop@piracicaba.sp.gov.br

As plenárias são abertas à população- foto- Isabela Borghese

PRÓXIMAS – As próximas plenárias acontecem na região Sul, nos dias 13 e 14 de junho, no centro comunitário do Jardim São Paulo e no centro cultural Sebastião da Silva Bueno – Nhô Serra, no Parque 1º de Maio, respectivamente. As plenárias já foram realizadas nas regiões Oeste e Leste, com término previsto para o dia 28 de junho, na região Rural.

SAIBA MAIS- O Orçamento Participativo (OP) é um mecanismo governamental de democracia participativa que permite aos cidadãos influenciar ou decidir sobre os orçamentos públicos de prefeituras municipais para assuntos locais, por meio de processos de participação da comunidade.