Olimpíada Municipal da Melhor Idade é oficialmente aberta
Emoção e alegria tomaram conta do Ginásio Municipal; competição prossegue até novembro

Muita emoção e alegria durante a cerimônia de abertura da XVI Olimpíada Municipal da Melhor Idade realizada ontem, quarta-feira (1º/10), no Ginásio Municipal Waldemar Blatkauskas. A realização é da Prefeitura de Piracicaba, por meio da Secretaria Municipal de Esportes, Lazer e Atividades Motoras, e conta com a participação de grupos da terceira idade do município.

A cerimônia deste ano, competição que foi retomada após seis anos de hiato, iniciado na pandemia, contou com o desfile dos grupos participantes, presença da primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Valkiria Callovi; do secretário municipal de Esportes, Roger Carneiro; secretário-executivo da Pasta, Claudinei Arruda; comandante da Guarda Civil Metropolitana, Marcos Roberto Pavanelo, dos vereadores Rafael Boer, Thiago Ribeiro, Fábio Silva, Felipe Gema e Pedro Kawai, além de representantes de entidades esportivas do município.
O ponto alto do evento foi a entrada do fogo simbólico conduzido pelos atletas Lumy Yamazoe Takahaschi, Pedro Sérgio Romanini e Bernardo Trevizor Júnior e o acendimento da pira olímpica realizado por Rita de Cássia de Souza Fenalti. O juramento do atleta ficou a cargo de Sandra Regina da Silva, do grupo Luiz de Queiroz. A Banda da Guarda Civil Metropolitana também esteve presente.
Em seu discurso, o secretário municipal de Esportes, Roger Carneiro, afirmou que o objetivo da Olimpíada é valorizar e estimular a prática esportiva como fator de promoção de saúde e bem-estar. “Queremos promover a congregação dos grupos com a prática do esporte e o convívio entre os participantes”.
Valkiria Callovi destacou a importância do evento. “A Olimpíada incentiva as pessoas da melhor idade a participarem e socializarem, além de trazer saúde e bem-estar”, disse a primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade.
Pela primeira vez participando do evento, Deusanira de Fátima Xavier Pedro Souza, de 68 anos e integrante do grupo Vila Rezende, não escondeu sua alegria. “Estou muito feliz em participar. Foi tudo muito lindo e emocionante. A entrada das equipes, o fogo simbólico e a alegria de todos”. Segundo ela, participar da Olimpíada significa mais mobilidade, fortalecimento e bem-estar.

Na parte final da cerimônia, houve a apresentação da equipe de coreografia de Piracicaba – terceira colocada na Fase Regional dos Jogos Regionais do Idoso (JOMI), com o tema Envelhecer, sob coordenação da professora da Secretaria de Esportes, Ataly Marques. Em seguida, ocorreu a primeira rodada do voleibol adaptado 60+ feminino.
Os grupos participantes são APX (Associação Piracicabana de Xadrez), Associação dos Aposentados Metalúrgicos, Associação de Basquetebol XV de Piracicaba, Clube Sindicato dos Metalúrgicos, Esalq (Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz), Estação Idoso, Santa Rosa, Habilidosos, Lar dos Velhinhos, Luzitano, Macroginástica, Nipo Brasileiro, Se Mexe Pira, Sesc Piracicaba, Vila Rezende e Viva Melhor/IPASP (Instituto de Previdência e Assistência Social dos Funcionários Municipais de Piracicaba).
As modalidades em disputa são Atletismo (corrida e arremesso de peso); Basquete Adaptado 3×3; Bocha; Buraco; Coreografia; Damas; Dança de Salão; Dominó; Malha; Natação; Quimbol; Tênis de Campo; Tênis de Mesa; Truco; Voleibol Adaptado e Xadrez.
Hoje, 02/10, a partir das 18h, haverá as disputas do quimbol 50+ feminino, no Ginásio Municipal Waldemar Blatkauskas. A competição prossegue entre os dias 5 a 10; 13 a 17; 19 a 22; dá uma pausa entre os dias 23 a 29 de outubro por conta da participação de Piracicaba na Final Estadual do JOMI, sendo retomada nos dias 30 e 31. Em novembro, as disputas acontecem de 3 a 7, quando será realizada a modalidade de dança de salão e, em seguida, a cerimônia de encerramento. A população pode acompanhar a competição gratuitamente.
Confira a programação completa da Olimpíada no link https://piracicaba.sp.gov.br/lp/olimp25/
