Se as condições climáticas permitirem, começam na próxima segunda-feira (17) as obras de mais uma etapa do Projeto Beira-Rio. Esta fase, que será feita com investimentos exclusivos da municipalidade, será executada pela Construtora Concivi, ao custo de R$2 milhões.

A execução das obras alterará o trânsito no local. Com o início das obras, o trecho da Avenida Beira Rio entre a Rua São José até a rotatória que dá acesso a Rua Luiz de Queiroz estará interditado neste sentido. O outro sentido, da Rotatória para a Rua do Porto, estará liberado. O desvio deve ser feito pela Rua Luiz de Queiroz.

Esta fase da obra seguirá o mesmo padrão das etapas 1 e 2, com alargamento de calçadas, assentamento de piso intertravado, novo paisagismo, iluminação, demolição do muro de arrimo e a retirada do aterro que encobre a casa do Povoador e a execução de um largo em frente à Casa do Povoador. Esta etapa também prevê a instalação de novas galerias de águas pluviais.

As obras, inclusive, começarão com a escavação para colocação de adutoras e de galerias de águas pluviais.

Esta etapa, como as já executadas, continua a seguir as premissas do Projeto, como prevalência do pedestre, incluindo condições para acessibilidade dos portadores de deficiência ou com mobilidade reduzida, recuperação dos patrimônios natural e construído, manutenção dos usos consolidados e o dado cultural como elemento definidor. O projeto Beira-Rio vem sendo desenvolvido desde 2001 e tem como principal objetivo a reaproximação da população com o rio.

Além do compromisso com a região ribeirinha, envolvendo o Engenho Central e o Parque do Mirante, o prefeito Barjas Negri salientou que esta etapa é importantíssima para a revitalização da Rua do Porto, porque prevê intervenção na região da Casa do Povoador, com rebaixamento da via, valorizando este espaço histórico da cidade, promovendo maior interação do espaço com os visitantes.

O prazo de execução das obras é de 150 dias.