A Guarda Civil de Piracicaba divulgou um balanço positivo de suas ações durante o ano de 2005. De janeiro a dezembro foi registrado um número médio de 1.180 de ocorrências policiais e de auxílio público efetuadas pela corporação. Segundo o Comandante da Guarda, capitão Silas Romualdo, o destaque da atuação da guarda foi o aumento do patrulhamento na área central da cidade, com o destacamento de 40 homens do efetivo, que durante o período de natal realizou 36 flagrantes por roubo e furto.
Para este ano, a segurança no município será incrementada com o orçamento de R$12 milhões destinado à Guarda. Desse total, 750 mil será destinado para a compra de câmeras de vigilância, que serão instaladas na área central e nos locais de maior concentração de pessoas. Parte do dinheiro também será utilizada para a compra de coletes à prova de balas, armamentos, substituição de equipamentos e aquisição de novos veículos e o restante para o custeio dos serviços de rotina.
De acordo com o comandante, as medidas de segurança vêm sendo ampliadas desde o ano passado com o aumento da ronda escolar, remanejamento de efetivos, aumento da cota de combustível e do número de viaturas em circulação pela cidade e a aquisição de 10 motocicletas que, à partir do dia 1º de fevereiro, vão ser utilizadas pelos GCs em ronda nos corredores comerciais e no Pelotão Escolar.
Nos próximos dias, Silas Romualdo deve apresentar ao prefeito Barjas Negri um estudo para realização de um concurso na Guarda Municipal para a contratação de novos homens. Segundo ele, o efetivo, que hoje é de 341, precisa receber pelo menos mais 30 guardas para suprir todos os postos. Uma das metas do é de que sejam A contratação de mais 60 guardas até 2008, 20 a cada ano está prevista no Plano Purianual da cidade.
A Guarda Civil Municipal tem sua sede localizada na rua Benedito Ozon Penteado nº 645, no bairro Verde. Possui um efetivo de 341 policiais, incluindo os pelotões escolar, ciclístico, motociclístico e ambiental, além das rondas preventiva e rural(das 14 às 2h da manhã) e a atuação do canil. A corporação dispõe de 30 viaturas(carros), 30 motos e sete bicicletas, além de uma inspetoria Central e outras seis regionais nos bairros Paulicéia, Cecap, Noiva da Colina, Vila Rezende, Santa Terezinha e São Dimas.
Anelise Libardi – Mtb 25040