Coisas que se Faz Quando O Nada Acontece fala de três alunos são colocados de castigo

O Nhô Cine, cineclube piracicabano do Cena 14, uma rede de produtores de audiovisual da cidade que promove sessões gratuitas na Biblioteca Municipal em parceria com a Semac (Secretaria Municipal da Ação Cultural) e Misp (Museu da Imagem e Som de Piracicaba), comemora nesta sexta-feira, 26/04, o segundo aniversário com uma seleção de seis curtas-metragens, em sessão especial a partir das 19h no anfiteatro da biblioteca, que destacam os realizadores locais e sua variedade de estilos.

Estão em cartaz nessa sessão especial os curtas: Coisas que se Faz Quando O Nada Acontece, Proerd com o Vovô, Penélope, Sétimo Dia, Os Pássaros já Não Cantam Mais e Quarto 664.

“Valorizamos o cinema produzido em Piracicaba e região, reconhecendo sua qualidade técnica e a diversidade de linguagens e narrativas presentes em nossas produções”, comenta Gabriel Ávila, do Nhô Cine, que faz parte da curadoria do projeto, enfatizando a importância desta iniciativa e a felicidade em completar dois anos do projeto.

Após a exibição, haverá um bate-papo com os diretores e realizadores dos filmes, proporcionando uma experiência ainda mais próxima e imersiva com o cinema feito na comunidade piracicabana.

OS FILMES – Coisas que se Faz Quando O Nada Acontece, com direção de Beto Oliveira, é uma ficção infantil. Na história, três alunos são colocados de castigo por uma diretora severa e disciplinadora. Mas não existem castigos que limitem a imaginação de uma criança.

Proerd com o Vovô, com direção de Gabriel Ramiro, é uma ficção do gênero drama. João Paulo e seus amigos assistem uma palestra do Proerd na faculdade, mas a participação de seu avô Jerônimo abala o evento.

Penélope, dirigido por Luciana Jacob, mistura ficção e drama para narrar a trajetória de Penélope, que passa os dias numa rodoviária esperando o retorno de seu marido Ulisses. Ele, há dez anos, viajou para não mais voltar. A interminável espera e a solidão levaram a mulher ao delírio e à perda da sanidade.

Sétimo Dia, com direção de Jhoão Scarpa, é uma ficção de terror. Após um acidente, um homem é forçado a enfrentar seu passado em um evento inevitável.

Os Pássaros já Não Cantam Mais tem direção de Marco Escanhoela e Ana Paula Gomes. A ficção drama se passa em uma pequena cidade do interior, que mostra um colégio católico regido pelo padre Alberto, alvo de investigações criminais após um cruel assassinato de um de seus estudantes. O desenrolar do processo trará à tona segredos obscuros do colégio.

Já Quarto 664, com direção de Bruno Matos, é o segundo episódio da websérie de ficção drama da antológica Crônicas do Mundo Moderno, que apresenta problemas do cotidiano, com o intuito de levar o espectador a uma reflexão sobre pontos vividos pela humanidade nos últimos anos.

SERVIÇO – Exibição de curtas-metragens no cineclube Nhô Cine. Sexta-feira, 26/04, às 19h, no anfiteatro Alceu Maynard Araújo da Biblioteca Municipal Ricardo Ferraz de Arruda Pinto. Entrada gratuita. Na rua Saldanha Marinho, 333. Informações: 3433-3674.