Portal do Município de Piracicaba
 
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.

Mutuários da extinta Emdhap são convocados para regularização de contratos

Por CCS / Publicado em 24/02/2025  / Atualizado em 07/03/2025
Tempo de leitura: 3 minutos.
Atendente de blusinha preta e cabelo amarrado com fita cor de rosa e com celular na mão, em uma mesa branca, presta atendimento a uma contribuinte, dfo lado de fora do balcão. No balcão a frente da atendcente, tem uma placa azul, escrito atendimento social na parte de cima e o número 2 em baixo.
A regularização dos contratos pode ser feita no 9º andar do Centro Cívico

A Prefeitura de Piracicaba, por meio da Secretaria Municipal de Habitação e Regularização Fundiária, está convocando os mais de 1.600 mutuários (promissários compradores) que possuem contratos de financiamento de imóveis provenientes de empreendimentos de interesse social, firmados pela extinta Emdhap (Empresa Municipal de Desenvolvimento Habitacional), a comparecerem à Prefeitura para realizar a atualização de dados cadastrais e a identificação de débitos inadimplentes.

A regularização dos contratos firmados se tornou uma necessidade desde a extinção da Emdhap, ocorrida em 1º de janeiro de 2023. Desde então, o município ficou autorizado a proceder à liquidação das obrigações assumidas pela Empresa Pública extinta, o que inclui receber e dar quitação, realizar o ativo e aditar contratos – procedimentos que ainda não foram realizados.

Moça de óculos com o braço direito dobrado, observa uma contribuinte preenchendo documentação, tendo uma caneta azul ente o sdedos da mão direita. Do outro lado do balcão aparece outra jovem de óculos de blusa preta, mexendo em uma folha branca e ao seu lado uma contribuinte de blusinha clara, presta atenção.
Há cerca de 1.600 mutuários com contratos de financiamento de imóveis inadimplentes

Os empreendimentos para regularização de contratos ficam nos bairros Altos do Tatuapé, Vila Liberdade, Jardim Vitória, Jardim Morada do Sol, Parque dos Sabiás, Jardim Oriente, Mário Dedini, Jardim Algodoal, Bosques do Lenheiro, Jardim dos Ipês, Jardim Sônia, Vila Emdhap, Jardim Sant’Ana e Jardim Alvorada.

Além da atualização cadastral, o objetivo da convocação é efetivar a titularidade dos contratos em nome da Prefeitura, por meio do Fundo Municipal de Habitação de Interesse Social (FUMHIS) e formalizar a contratação da apólice de seguro. A convocação também visa notificar os mutuários sobre os débitos em aberto no financiamento. Dos 1.672 contratos, referentes a 14 empreendimentos entregues pela antiga Emdhap entre 1998 e 2020, apenas 230 contratos estão com pagamento em dia, enquanto a inadimplência alcança o montante de R$ 9 milhões.

“A regularização dos contratos de financiamento da extinta Emdhap é uma prioridade da gestão do prefeito Helinho Zanatta. Nosso objetivo é garantir a atualização cadastral dos mutuários, resolver a inadimplência e, acima de tudo, assegurar a transparência e o respeito ao recurso público, para que todos possam ter acesso à regularização de seus imóveis de forma justa e eficaz”, explicou o secretário de Habitação e Regularização Fundiária, Alvaro Saviani.


Secretarias e Outros órgãos

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao continuar navegando, você concorda com nossa política de privacidade.