Os primeiros 100 pacientes que realizaram cirurgia por meio do projeto Pira+Visão Mutirão de Catarata, realizado pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde, estiveram hoje, 23/04, um dia após o procedimento, para o primeiro atendimento de avaliação pós-cirúrgico. Todos foram recepcionados no anfiteatro da Prefeitura de Piracicaba pelas equipes do projeto e participaram de uma rápida palestra sobre a catarata e os cuidados pós-cirúrgicos. Outros atendimentos para estes pacientes já estão agendados para acontecer sete e 30 dias após o procedimento cirúrgico.
Luciano Goulart, diretor da empresa responsável pela realização das cirurgias, foi o responsável pela palestra. “Queremos ter a certeza que os pacientes estão bem, que não houve nenhuma alteração nas condições clínicas de quem realizou a cirurgia. Além disso, aproveitamos para sanar dúvidas e falar dos principais cuidados com a saúde após o precedimento, como não fazer esforço físico, não coçar o olho, por exemplo. Além disso, ofertamos uma consulta com médico para realização do exame de biomicroscopia do olho por meio do equipamento Lâmina de Fenda”, afirmou.
Ao lado da esposa Palmira Scarpa, o paciente José Luiz Pinto Galvão, de 66 anos, estava emocionado com a realização da cirurgia. “Estou muito feliz. Estou há anos aguardando por isso e, agora consegui. Estou emocionado, pois está sendo tudo muito bom, consultórios modernos, equipes e médicos atenciosos. A palestra aqui então, tirou todos os meus medos e ansiedades pela cirurgia. Tenho certeza que minha recuperação será breve. Só tenho a agradecer a todos os envolvidos”, relatou.
Aos 81 anos, Eva Maria Rodrigues Vicente estava feliz por poder voltar a assistir televisão. “Fui muito bem atendida e agora vou me recuperar. Estou contente, pois vou poder voltar a assistir televisão”, enfatizou. Seu filho, Sidinei Vicente, que acompanhou a mãe na tarde de hoje também agradeceu o projeto Pira+Visão. “Minha mãe estava há mais de três anos aguardando essa cirurgia. Estou feliz por ela e pelo projeto que a Prefeitura está realizando. Desde o início fomos muito bem atendidos”, completou.
Aparecida Moreira Volpato, de 68 anos, ao lado do marido José Antônio Volpato, fez questão de agradecer os responsáveis pelo mutirão. “Ontem estive na nova unidade do Parque Piracicaba, elogiei todos pela atenção com a gente e agora reforço mais uma vez a alegria de poder ter realizado essa cirurgia e ter esse atendimento”, enfatizou.
PIRA+VISÃO – O projeto de Mutirão de Catarata deve atender, até julho, cerca de 1.500 pessoas por meio do programa Zera Fila na Saúde – em parceria com o Cismetro (Consórcio Intermunicipal de Saúde) – que consiste na contratação de serviços em diversas especialidades para encerrar a lista de espera para consultas, exames e demais procedimentos represados durante os últimos anos, principalmente em decorrência da pandemia da Covid-19. Os atendimentos são agendados pelas equipes da SMS, desta forma, os pacientes precisam estar com seu cadastro atualizado no cartão PiraCidadão e na unidade de saúde de referência.