O Museu Histórico e Pedagógico Prudente de Moraes, mantido pela Prefeitura, por meio da Semac (Secretaria Municipal da Ação Cultural), traz ao público a tradição europeia dos trovadores, menestréis e nardos no show Violíces de um Trovador, que será apresentado pelo cantor, compositor e pesquisador de música Rubinho de Ávilla nesta quinta-feira, 25/04, às 19h30. A entrada é gratuita.
Neste show, que acontece no auditório do Prudente de Moraes, Rubinho apresenta a cultura dos travadores de um jeito abrasileirado em um repertório com maracatu, repente nordestino, cururu e cateretê do Sudeste.
O cantor também falará do universo mágico de histórias e causos maravilhosos do país, como Um Cabra Chamado Vento e O Causo do Zé da Lambida, que imprimem um clima alegre à apresentação desta quinta no museu.
Outras canções de domínio público e composições de Rubinho, como Soa a Música, fazem parte do repertório, num mergulho de cultura popular, tradição e ludicidade.
O espetáculo, que estreou em São Paulo em agosto de 2023, nasceu de uma mentoria da artista Badi Assad e tem direção artística de Cris Miguel, multi-artista, integrante do grupo Mawaca e da Casa Passarinho na capital paulista.
Natural de Piracicaba, Rubinho é músico, compositor e professor de música licenciado na Bahia. Estudou viola caipira na Universidade Livre de música Tom Jobim. Como produtor musical idealizou o histórico álbum Cururu ao Vivo Nhô Serra e Zico Moreira, gravado em 1997 no Sesc Piracicaba. Atualmente trabalha como educador musical e pesquisador da cultura popular do Brasil e do mundo, além de atuar na área de trilhas sonoras para audiovisual.
SERVIÇO – Show Violíces de um Trovador, com Rubinho de Ávilla. Quinta-feira, 25/04, às 19h30, no Museu Histórico e Pedagógico Prudente de Moraes. Rua Santo Antônio, 641 (entrada via rua 13 de Maio). Entrada gratuita. Informações: (19) 3422-3069.