Prefeitura inicia atendimentos de 2024 do Projeto Ver

A Prefeitura de Piracicaba iniciou, por meio do Fundo Social de Solidariedade (Fussp), neste mês, o atendimento deste ano aos beneficiários do Projeto Ver, iniciativa que oferece óculos de grau para a população de vulnerabilidade social e econômica. O investimento para este ano é de R$ 77.784,06. De 2021 a 2023, 1.078 pessoas foram beneficiadas com novas armações e lentes de grau.

Para Andréa Almeida, presidente do Fussp, o Projeto Ver impacta diretamente na melhora da qualidade de vida das pessoas em situação de vulnerabilidade. “Crianças, adultos e idosos que necessitam dos óculos para suas atividades diárias e não possuem meios de adquiri-los conseguem os itens de maneira fácil e sem burocracias. Esse projeto existe desde 2007 e queremos ampliar a quantidade de pessoas beneficiadas. Com esse investimento, a previsão é atender cerca de 500 pessoas até o final de 2024”, ressaltou.

Têm direito aos óculos pessoas preferencialmente inscritas no Cadastro Único (CadÚnico), encaminhadas pela Rede Socioassistencial do município. A Central de Projetos é responsável pela avaliação socioeconômica, mediante apresentação de documentos como RG, CPF, comprovante de residência no município, cartão SUS, comprovante de renda e receita médica, preferencialmente, da rede pública. O projeto não contempla lentes de contato. O atendimento acontece no Laboratório Maverick, localizado na rua Benjamin Constant, de segunda a quinta-feira, com agendamento prévio. Após a entrega de receitas, escolha de armações e medição das lentes, o beneficiário é notificado para retirar seus novos óculos no mesmo local.

De acordo com Cássia Del Tio, assistente social da Central de Projetos, os encaminhamentos diários estão acontecendo para suprir uma demanda reprimida dos últimos meses. “Diariamente, estamos realizando o agendamento de 12 pessoas para escolha e confecção dos óculos. Depois de finalizarmos a lista de espera, os beneficiários serão encaminhados imediatamente após a avaliação social”, explica.

Para a assistente social, constatar que uma pessoa recebeu novos óculos é muito gratificante. “Verificamos que, se não fosse o Projeto Ver, crianças, adultos e idosos continuariam sem enxergar nitidamente, porque elas realmente não têm condição de comprar esse tipo de item. Então, nossos esforços estão voltados a esse projeto tão importante”, destacou.

A aposentada J., moradora do Vale do Sol, estava há um mês sem óculos

A aposentada J., moradora do Vale do Sol, estava há um mês sem óculos. “Já é a segunda vez que adquiro minha armação pelo Projeto Ver e gosto muito porque é um processo bem rápido. Fui até ao CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) Vila Sônia e o pessoal me encaminhou ao médico para fazer uma nova receita de óculos. Já escolhi uma nova armação e não vejo a hora de voltar a enxergar”, disse.

D., venezuelana que mora há 6 meses em Piracicaba, vai utilizar óculos pela primeira vez. “Fui bem atendida pela equipe do Projeto Ver, e notei que há vários modelos de óculos. Fico feliz de poder contar com esse benefício”, conta.