Portal do Município de Piracicaba

Museu Prudente de Moraes apresenta exposição em homenagem aos 200 anos da Festa do Divino

Mostra reúne peças utilizadas na tradicional celebração e convida o público a conhecer a história de uma das mais importantes manifestações culturais e religiosas do município

Por CCS / Publicado em 17/07/2026
Tempo de leitura: 4 minutos.

A imagem é um close de símbolos da Festa do Divino Espírito Santo, expostos dentro da mostra em Piracicaba.Detalhes da cena:Primeiro plano: Destaque para uma pomba branca esculpida, símbolo do Divino Espírito Santo. Ela está com as asas abertas e pousada sobre um resplendor dourado em formato de raios de sol, com detalhes em laranja. Abaixo, flores vermelhas decoram a base, dando cor e vida.Fundo desfocado: Dá pra ver outros elementos da festa:Um "império" ou mastro decorado com uma bola azul, fitas brancas e vermelhas, e uma pombinha branca no topo.Um painel explicativo claro com o título "A Festa do Divino Hoje" e ilustração de folhas verdes e laranjas.Paredes amarelas com faixa branca e janelas em arco de madeira, mantendo o clima do espaço histórico.Piso de madeira brilhando.Significado: A pomba representa o Espírito Santo, e o resplendor dourado é muito usado nas coroas e andores da festa. As cores vermelho, branco e dourado são marcas da tradição.A foto passa fé, tradição e beleza artesanal, mostrando como os objetos sagrados da festa são tratados como patrimônio cultural.
A exposição valoriza a Festa do Divino como patrimônio religioso e cultural de Piracicaba.

O Museu Histórico e Pedagógico Prudente de Moraes abre amanhã, sábado, 18/07, às 10h, a exposição 200 Anos de Festa do Divino Espírito Santo de Piracicaba, em homenagem ao bicentenário de uma das mais antigas e tradicionais manifestações religiosas e culturais da cidade. A visitação é gratuita e segue aberta ao público até 5/09. O espaço cultural é mantido pela Prefeitura de Piracicaba, por meio da Secretaria Municipal de Cultura.

A mostra reúne objetos cedidos pela Irmandade Divino Espírito Santo Piracicaba, muitos deles utilizados na edição mais recente da Festa do Divino. Os itens ajudam a contar a trajetória de uma celebração que, ao longo de dois séculos, incorporou elementos da cultura caipira e da identidade piracicabana, tornando-se parte da história e da memória coletiva do município. A curadoria é de Henrique Inglez de Souza, que há 25 anos atua no jornalismo cultural de Piracicaba e em veículos de circulação nacional.

A imagem mostra uma exposição dentro de um espaço cultural, sobre a Festa do Divino Espírito Santo de Piracicaba.Detalhes da cena:Tema central: No meio da sala tem um totem marrom escuro com o título "200 Anos de Festa do Divino Espírito Santo de Piracicaba". O texto fala que em 2026 a festa completa 200 anos e que é um marco de fé, tradição e identidade da cidade. Menciona também que a festa mistura cultura caipira, religiosidade, solidariedade e patrimônio imaterial do município, reconhecido em 2016. Na base do totem tem a imagem da pomba branca, símbolo do Divino.Painéis: Ao redor tem painéis brancos com textos e ilustrações. À esquerda: ilustração de pessoas de branco em um barco com bandeira, e títulos como "Cortejo do Divino" e "Rituais".À direita: ilustração de folhas verdes e laranjas, com o título "A Festa do Divino Hoje". Os painéis usam tons de laranja, branco e raios de sol, passando leveza.Espaço: O local tem piso de madeira, paredes brancas e janelas em arco de madeira, típicas de prédios históricos. A iluminação é clara e o ambiente está organizado para visitação.Clima: A exposição celebra a história e a importância cultural e religiosa da Festa do Divino em Piracicaba, convidando o público a conhecer essa tradição de 2 séculos.
Exposição resgata a história de uma das mais antigas tradições religiosas e culturais de Piracicaba.

Reconhecida como patrimônio cultural imaterial de Piracicaba desde 2016, a Festa do Divino representa um legado de fé, devoção, solidariedade e tradição, preservado por gerações. A exposição propõe ao visitante um mergulho nessa história, apresentando a festa não apenas como manifestação religiosa, mas também como uma importante expressão da cultura popular.

Para a gestora do Museu Histórico e Pedagógico Prudente de Moraes, Ana Torrejais, a exposição reafirma a missão da instituição de preservar e compartilhar as referências culturais que constituem a identidade do município. “Celebrar os 200 anos da Festa do Divino é reconhecer a força de uma tradição que atravessa gerações e permanece viva na memória afetiva e na identidade cultural de Piracicaba. Ao abrir espaço para essa exposição, o Museu reafirma seu compromisso com a valorização do patrimônio cultural, promovendo o encontro entre passado e presente e fortalecendo o diálogo da comunidade com sua própria história”, afirma Ana.

A exposição é uma parceria do Museu Prudente de Moraes com Henrique Inglez de Souza e Irmandade do Divino Espírito Santo de Piracicaba, e conta com o apoio do Sesc Piracicaba, Misp (Museu da Imagem e do Som de Piracicaba),  Julia Benetton e Congada do Divino Espírito Santo de Piracicaba.

SERVIÇO – Exposição 200 Anos de Festa do Divino Espírito Santo de PiracicabaAbertura: Sábado, 18/07, às 10h. Período de visitação: Até 05/09, de terça a sexta-feira, das 9h às 16h e sábados e feriados, das 10h às 14h, no Museu Histórico e Pedagógico Prudente de Moraes (rua Santo Antônio, 641 – Centro). Informações: (19) 3422-3069.

A imagem mostra parte da exposição "200 Anos de Festa do Divino Espírito Santo de Piracicaba", dentro de um espaço com arquitetura histórica.Detalhes da cena:Ambiente: Sala com piso de madeira, paredes brancas com faixa amarela na base e janelas/portas em arco de madeira escura. O estilo lembra uma capela ou prédio antigo.Objetos expostos:À esquerda: Um mastro ou bandeira do Divino. Tem um pano vermelho com a pomba branca bordada, franjas brancas e vermelhas, e no topo uma coroa branca com a pomba dourada no centro.Ao centro: Uma pequena carroça branca decorada com flores vermelhas e brancas. Em cima dela está o símbolo da pomba do Divino dentro de um resplendor dourado, típico das coroas usadas na festa.Painel informativo: À direita, um painel grande com fundo claro. O título em destaque é "Suspensão e Retomada". O texto conta que a festa foi proibida em 1966 por ordem do bispo Dom Aniger Maria Melillo, e retomada em 1971 pela pressão da comunidade e liderança de figuras como Luís Sartori, Orlando Louvandini e o padre Venâncio Teixeira da Cruz. Também fala da criação da Irmandade do Divino de Piracicaba nesse período. O painel tem ilustrações de flores vermelhas na base.Clima: A exposição mistura objetos rituais, história e memória. As cores vermelho e branco predominam, remetendo às cores tradicionais da Festa do Divino.É um registro que mostra tanto a religiosidade quanto a resistência cultural da festa mais antiga de Piracicaba.
A Festa do Divino perpetua um legado de espiritualidade, cultura e solidariedade.


Secretarias e Outros órgãos

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao continuar navegando, você concorda com nossa política de privacidade.