Portal do Município de Piracicaba
 

Movimentação Cultural abre 1.083 vagas em cursos gratuitos; inscrições começam na quarta-feira, 23/04

Projeto da Prefeitura de Piracicaba oferece aulas de dança, música, teatro e capoeira em quatro centros culturais da cidade

Por CCS / Publicado em 18/04/2025  / Atualizado em 23/04/2025
Tempo de leitura: 5 minutos.
Grupo de pessoas sentadas e em pé, todas vestindo roupas brancas, segurando velas acesas em uma apresentação teatral. Ao fundo, uma árvore seca com brinquedos pendurados e bonecos espalhados pelo palco.
Apresentação geral das oficinais da Movimentação Cultural

Projeto da Prefeitura de Piracicaba oferece aulas de dança, música, teatro e capoeira em quatro centros culturais da cidade

A Prefeitura de Piracicaba, por meio da Secretaria de Cultura, abre na quarta-feira, 23/04, as inscrições para os cursos gratuitos do programa Movimentação Cultural. A iniciativa oferece 1.083 vagas distribuídas entre seis modalidades artísticas — balé, capoeira, dança de salão, danças urbanas, violão e teatro — e segue com inscrições abertas até 30/04. Os interessados devem se inscrever presencialmente, apresentando documento de identidade (RG), em um dos centros culturais participantes.

As aulas terão início no dia 05/05 e serão realizadas em cinco equipamentos públicos localizados nos bairros. Veja abaixo onde cada modalidade será oferecida:

  • Centro Cultural Izaíra Barbosa – Zazá (bairro Mário Dedini): Capoeira, Danças Urbanas, Ritmos/Dança de Salão, Violão e Balé
  • Centro Cultural Hugo Pedro (bairro Santa Terezinha): Capoeira, Danças Urbanas, Dança de Salão, Violão, Teatro e Balé
  • Centro Cultural Nhô Serra (bairro Parque 1º de Maio): Capoeira, Danças Urbanas, Dança de Salão, Violão, Teatro e Balé
  • Centro Cultural Antônio Pacheco Ferraz – Estação da Paulista (bairro Paulista): Capoeira, Danças Urbanas, Dança de Salão e Violão
  • Centro Cultural Maria Dirce/Projeto Guri – Estação da Paulista (bairro Paulista): Balé e Teatro.

O atendimento para inscrição ocorre de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h e das 13h às 16h — com exceção da Estação da Paulista, onde o atendimento à tarde vai até 15h.

Os cursos são voltados a diferentes faixas etárias, com turmas infantis, juvenis, adultas e mistas, conforme a modalidade escolhida. Cada pessoa pode se inscrever em até três cursos diferentes, respeitando o número de vagas e a faixa etária exigida para cada curso.

Para o secretário de Cultura, Carlos Beltrame, o programa reforça o compromisso da atual gestão com a democratização do acesso à cultura e com a valorização da formação artística no município. “A Movimentação Cultural é um programa que tem o objetivo de garantir que a cultura esteja acessível em todas as regiões da cidade, e não apenas no centro. Estamos oferecendo uma programação ampla e gratuita, com atividades de qualidade para crianças, jovens, adultos e idosos. Nosso compromisso é com a inclusão e o fortalecimento da identidade cultural de Piracicaba”, afirma Beltrame.

A coordenadora do programa, Maria Ivete Araújo, a Zetti, destaca a importância da descentralização cultural e o impacto positivo nas comunidades. “Esse é um programa que leva oportunidades para perto das pessoas, dentro dos bairros, valorizando o talento local e permitindo que todos tenham acesso a vivências artísticas e culturais. A cultura transforma e fortalece vínculos. Esse é o verdadeiro papel da política pública cultural”, ressalta Zetti.

A Movimentação Cultural tem se consolidado como uma das principais ações da Prefeitura para garantir a participação da população em atividades culturais, promovendo a inclusão social, o protagonismo e o acesso às diversas expressões artísticas.

SERVIÇO – Inscrições para cursos gratuitos do programa Movimentação Cultural.
De 23 a 30/04, de segunda a sexta-feira, das 08h às 11h e das 13h às 16h (na Estação da Paulista, até 15h). Para se inscrever, é necessário apresentar documento de identidade (RG). Início das aulas: 05/05. 
Locais de inscrição:

  • Centro Cultural Izaíra Barbosa – Zazá: Rua Jacinto Roberto Penedo, 190 – Bairro Mário Dedini
  • Centro Cultural Hugo Pedro: Rua Nicolau Zem, s/n – Bairro Santa Terezinha
  • Centro Cultural Nhô Serra:  Endereço: R. Antônio Ferraz de Arruda, 409 – Bairro Parque 1º de Maio
    Centro Cultural Antônio Pacheco Ferraz e Centro Cultura Maria Dirce Camargo – Estação da Paulista: Avenida Dr. Paulo de Moraes, 1580 – Paulista
    Informações pelo telefone: (19) 3403-2600

Secretarias e Outros órgãos

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao continuar navegando, você concorda com nossa política de privacidade.