O MISP (Museu da Imagem e do Som de Piracicaba) e o Teatro Erotides de Campos, mantidos pela Prefeitura por meio da Secretaria Municipal da Ação Cultural (Semac), são os novos parceiros do programa Educatrilha que estimula projetos ambientais e culturais nas escolas públicas e privadas. A parceria foi realizada como projeto-piloto pela primeira vez na quinta-feira, 25/08, e contou com a participação de 10 professores de escolas de Piracicaba que realizaram atividades práticas e teóricas de ambos os segmentos simultaneamente.

De acordo com o diretor do Misp, Pedro Maurano, a parceria é um projeto-piloto realizado por meio de dinâmicas envolvendo vivências técnicas, com a criação de roteiros elaborados por docentes que serão apresentados no palco. "Uma parte dos professores atuará na técnica, enquanto que o outro grupo fará a atuação. É um trabalho bem legal que será repassado aos alunos dentro das escolas", afirma Maurano.

EducaTrilha estimula projetos ambientais e culturais nas escolas públicas e privadas

Segundo a especialista ambiental do Instituto de Pesquisas Ambientais (IPA), Maria Luísa Bonazzi Palmieri, esse programa é muito importante porque estimula e incentiva, por meio de concursos, projetos de educação ambiental e cultural nas escolas, oferecendo encontros formativos para que os professores tenham subsídios suficientes para desenvolver as ações.

"Também fazemos encontros de tutoria em que vamos até as escolas e ajudamos em todo o desenvolvimento do projeto, e planejamos visitas dos alunos à Estação Experimental de Tupi (conhecida como Horto de Tupi). O Programa é patrocinado pela empresa Oji Papeis, que oferece como prêmio do concurso uma viagem pedagógica aos professores, além do transporte das escolas para as visitas ao Horto", explica Maria Luísa.

Também para a educadora ambiental da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Sedema), Laís Ferraz de Camargo, trazer o tema educação ambiental nas escolas, pensando na trilha do Horto de Tupi, é um dos objetivos. "Essa relação com o meio ambiente e com a vida que pulsa no Horto é um dos focos principais. Desde o ano passado houve uma junção e, por isso, fizemos essa parceria do meio ambiente com a cultura piracicabana", completa Laís.

O representante da Diretoria de Ensino, Professor Especialista de Currículo (PEC), Samuel Zanatta, explica que o EducaTrilha é um processo de formação de docentes que gera atividades diferenciadas para desenvolver com os alunos nas escolas. A partir das atividades, os docentes criam um portfólio que será apresentado posteriormente como finalização do projeto.

"Hoje estamos com uma vivência artística em que reunimos a arte com o socioambiental em um processo de criatividade que trabalha o meio ambiente com as artes cênicas. Esse ano, junto com o Teatro do Engenho trouxemos os professores para explorar esse espaço e assim visualizem as possibilidades de desenvolvimento junto aos estudantes", conclui Zanatta.

O EducaTrilha na Escola tem o patrocínio da OJI Papéis e é uma realização conjunta da Secretaria Municipal de Defesa do Meio Ambiente (Sedema), do Instituto de Pesquisas Ambientais (IPA) e do Laboratório de Educação e Política Ambiental (Oca/Esalq/USP). Conta, ainda, com o apoio das Secretarias Municipais de Educação (SME) e da Ação Cultural (Semac), da Diretoria de Ensino da Região de Piracicaba, da Esalq (Grupo de Estudos Desafios da Prática Educativa – GEDePE e Programa Ponte), do Grupo Multidisciplinar de Educação Ambiental (GMEA), da Rotas Afro e da OSCIP Pira21 – Piracicaba realizando o futuro.