Marilu Trevisan e Diógenes Moura iniciaram a pintura dos sanitários da Rua do Porto hoje
Hoje, 19/01, foi a vez dos artistas Marilu Trevisan e Diogenes Moura estrearem no projeto Pira em Cores, desenvolvido pela Prefeitura de Piracicaba, por meio da Diretoria de Turismo, vinculada à Semdettur (Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo), para valorizar espaços públicos, preservando-os, e artistas locais. Os dois começaram a colorir os sanitários públicos da Rua do Porto, próximos ao campo de futebol do União Porto.
Marilu e Diógenes farão as pinturas a quatro mãos. Dessa forma, xilogravura, a especialidade dela, e o grafitti, a dele, irão dialogar nas paredes do espaço público, que fica em um dos cartões-postais mais importantes de Piracicaba. A parceria entre os artistas já dura cinco anos.
Flores, frutos, coisas da mata, estarão nas xilogravuras de Marilu, piracicabana de 84 anos, formada na Faculdade de Belas Artes de São Paulo, na década de 1960, e com diversos trabalhos premiados.
Marilu Trevisan trabalha nas xilogravuras
"Vamos fazer uma abordagem ao tema e ao folclore piracicabano, trazendo elementos da nossa cultura regional, como o caipira, o pescador, a lenda da Noiva da Colina, por meio de iconografias que estão marcadas na memória do povo piracicabano", explicou Diogenes, 34 anos, que também é natural de Piracicaba e graduado em artes visuais.
1ª ETAPA FINALIZADA – O projeto Pira em Cores teve início no dia 12/01, com os artistas Erasmo Spadotto e Edu Grosso, que coloriram os sanitários que ficam próximo ao Casarão do Turismo. O trabalho foi concluído hoje, 19/01. Os desenhos de Spadotto e Grosso são alusivos à cidade, como a tradicional Festa do Divino Espírito Santo, o rio Piracicaba, a Piracema, o Engenho Central, a passarela Pênsil, os ipês e as capivaras.
Sanitários coloridos por Erasmo Spadotto e Eduardo Grosso foram finalizados
"A Rua do Porto é um dos principais pontos turísticos do município e queremos deixá-la cada vez mais bonita e atrativa para a população e os turistas. Percebemos que paredes cobertas por desenhos e pinturas produzidos por artistas, além de valorizarem o espaço, desestimulam o vandalismo", explicou a diretora municipal de Turismo, Alessandra Freire.