Portal do Município de Piracicaba

Mãos na terra: projeto Horta nas Escolas transforma aprendizado em experiência

Ação utiliza o cultivo de alimentos para aproximar os estudantes da natureza, da alimentação saudável e da sustentabilidade

Por e-iponte / Publicado em 22/10/2026
Tempo de leitura: 5 minutos.

Regadores, mudas no canteiro e descobertas pelo caminho. Alunos do ensino fundamental I da EM Humberto de Campos, no Jardim Nova Iguaçu, participaram ontem, 21/10, de um plantio em horta que transformou o contato com a terra em uma oportunidade de aprender sobre a natureza e o cultivo de alimentos.

Dois alunos com o uniforme escolar da rede municipal de Piracicaba estão agachados num canteiro de terra, a plantar cuidadosamente uma pequena muda com a ajuda de uma pá de jardinagem. Ao fundo, outros colegas e adultos também participam na atividade.
Alunos do ensino fundamental I da EM Humberto de Campos participaram ontem de um plantio em horta

A atividade é parte do projeto Horta nas Escolas, desenvolvido pelas secretarias de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente e de Educação. No ciclo 2026-2027, a iniciativa envolve 15 escolas municipais, onde as hortas são utilizadas como espaços de aprendizagem e podem fazer parte de diferentes atividades ao longo do ano letivo.

Mais do que plantar e colher, a proposta é permitir que os estudantes acompanhem de perto o desenvolvimento das plantas, observem as mudanças ao longo do tempo e entendam a importância da água, do solo e dos cuidados necessários para o cultivo. A experiência também abre espaço para conversar sobre alimentação saudável, agricultura sustentável e preservação ambiental.

Durante o projeto, as escolas recebem apoio técnico da Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente e de estudantes do curso de Engenharia Agronômica da Esalq/USP, com orientações sobre o manejo e o cultivo das hortas. As atividades também podem incluir temas como plantas medicinais e PANCs (Plantas Alimentícias Não Convencionais), ampliando o conhecimento dos estudantes sobre as diferentes formas de cultivar e aproveitar as plantas.

“As atividades na horta, conduzidas pela nossa equipe em colaboração com os alunos da Esalq, exercem um impacto muito positivo junto às crianças. Elas são protagonistas do cultivo daquelas plantas e se orgulham em cuidar, usar o que plantam. Teve até um aluno que disse que quer ser engenheiro agrônomo quando crescer. Então, são aprendizados que elas levam para a vida”, salientou Daniel Longatto, engenheiro agrônomo da Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente.

Duas crianças agachadas num canteiro delimitado por tijolos mexem na terra com as mãos para fixar uma muda, aprendendo na prática os cuidados com o solo e o cultivo.
A proposta é permitir que os estudantes entendam a importância da água, do solo e dos cuidados necessários para o cultivo

PEQUENOS CULTIVADORES – A professora Sirlene Aparecida Leite Siqueira Santos, explicou que a horta faz parte de um trabalho desenvolvido desde o início do ano com os alunos, envolvendo alimentação saudável, educação ambiental e contato com a natureza. A proposta é que as crianças participem de todo o processo, do plantio à colheita, e descubram que também podem cultivar plantas em casa, mesmo em espaços pequenos, como apartamentos. “Além do conhecimento que eles têm aqui na prática, eles levam isso também para o aprendizado. Quando fazem a ficha técnica, aprendem a escrever o nome das plantas, fazem as plaquinhas e aprendem a cuidar de tudo que tem vida”, contou.

A educadora Sirlene Santos segura um vaso com uma muda de planta em primeiro plano enquanto fala com um grupo de alunos sentados nas bancadas de uma área coberta ao fundo.
Sirlene Santos explicou que a horta faz parte de um trabalho envolvendo alimentação saudável, educação ambiental e natureza

Antes do plantio direto nos canteiros, os estudantes já haviam cultivado plantas em vasos feitos com embalagens recicláveis, aprendendo sobre o reaproveitamento de materiais e o desenvolvimento das plantas desde a semente. Nesta etapa, o grupo plantou mudas de ervas medicinais e temperos, como cebolinha e salsinha, além de lavanda, que também permite explorar os sentidos por meio dos aromas.

Para Fernando Ribeiro, de sete anos, cultivar é uma descoberta – ele já aprendeu que salsinha, cebolinha e manjericão podem ir direto para a comida e resume do seu jeito como as plantas crescem: “Pegando terra, água e cresceu”, disse.

O estudante Fernando Ribeiro, de sete anos, veste uma t-shirt ilustrada e olha para o lado com uma expressão atenta e curiosa durante a atividade ao ar livre na escola.
Para Fernando Ribeiro, de sete anos, cultivar é uma descoberta

Já o pequeno Joaquim Martins, também de sete anos, a melhor parte da experiência é a prática. “Gostei mais de mexer e cuidar da terra e das plantas”, contou. Ele também sabe que a horta tem uma função importante. “Pra gente ter horta aqui e ajudar a nossa escola”.

O aluno Joaquim Martins estende a mão para tocar e observar de perto as folhas e hortaliças, acompanhado por outros colegas que observam o aroma e a textura das plantas.
O aluno Joaquim Martins disse que a melhor parte da experiência é a prática


Secretarias e Outros órgãos

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao continuar navegando, você concorda com nossa política de privacidade.