As atividades formativas da Roda de Saberes, realizada pela Secretaria de Educação nos dias 16 e 17 de abril no ginásio do Sesc Piracicaba, contaram com a participação de mais de 3.000 educadores da Rede Municipal de Educação, que puderam participar do evento de maneira presencial ou online pelos canais do YouTube da SME e do Sesc Piracicaba, parceiro do evento.
O objetivo das rodas foi promover reflexões e dar subsídios para os educadores trabalharem com os estudantes na 5ª Semana Municipal do Brincar (SMB) e no 7º Jogos Internos das Escolas Municipais de Piracicaba, que serão realizados de 20 a 24 de maio de 2024. Durante o evento, foi apresentado o tema escolhido para esse ano na SMB: “Viva a diversidade! O brincar é para todas as pessoas”.
As atividades formativas para a Semana já acontecem desde janeiro deste ano, com a realização de cursos com o Comitê Paralímpico Brasileiro para os professores de educação física e aos educadores do Núcleo Municipal de Apoio Pedagógico de Educação Especial (Numape).
A programação do evento contou com discussões sobre Tecnologias ancestrais, Esportes para todas as pessoas, Espaços que incluem e Diásporas brincantes, em formato de rodas de conversas entre especialistas nas temáticas de cada discussão.
Marcelo da Silva Franco, professor de Educação Física da Escola Municipal Prof. Irineu Umberto Packer, falou sobre a contribuição que a troca de experiências do evento proporciona para a atuação dos professores com os alunos. “Essas ações ajudam a expandir o nosso repertório, pois possibilita que a gente conheça as origens e tradições das brincadeiras e dos esportes, e partir disso podemos adaptar nossas práticas pedagógicas de forma mais inclusiva e respeitosa, promovendo um ambiente de aprendizado enriquecedor e acolhedor para todos.”
SMB – Pela lei municipal 8.903/2018, a Semana do Brincar faz parte do Calendário Oficial de Eventos Cívicos de Piracicaba. O objetivo é desenvolver ações gratuitas, promovendo atividades sobre o tema para os alunos da Rede Municipal de Educação.
O trabalho tem início com os Jogos Internos das Escolas do Ensino Fundamental, nos quais contemplam as diferentes práticas, experiências e intervenções da cultura corporal de movimento como: a brincadeira, o jogo, o esporte, a dança, a ginástica e a luta e, expande este diálogo com as equipes escolares da Educação Infantil para o brincar.
Letícia Zero, coordenadora da Secretaria Executiva da Aliança pela Infância, compartilhou um breve panorama da Semana Mundial do Brincar, destacando que atualmente o evento é celebrado em mais de 80 cidades, respaldado por legislação específica, como o exemplo de Piracicaba. Ela também ressaltou que já são desenvolvidas ações correlatas em mais de 200 municípios, com o objetivo de assegurar espaços adequados para o livre brincar das crianças.